GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DISCENTES
Resumo
No contexto da pandemia Covid-19 surgiu a necessidade de adaptação do ensino presencial para o ensino remoto levando docentes e discentes a continuar o processo de ensino-aprendizagem através de ferramentas tecnológicas e digitais. Com a adaptação foi evidenciado os desafios que estão atrelados a diversos fatores, os mesmos recebem certo destaque visto que tem forte influência no desempenho e resultado que os discentes apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi identificar os possíveis desafios enfrentados pelos graduandos de enfermagem diante desse novo formato de ensino na pandemia assim como apresentar alternativas para melhoria do ensino remoto. Foi realizada uma pesquisa de campo, tipo survey de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa com os alunos de enfermagem dos 5o e 6o períodos do UNIESP através de um formulário disponível no Google Forms. Foi possível destacar que alguns desafios implicam com o ensino virtual, dentre eles, ausência de aulas práticas, a internet, o ambiente, as desigualdades sociais como fatores principais. A inserção da metodologia ativo-participativa que enxerga o discente como protagonista do seu processo formativo pode gerar motivação e melhorias no ensino-aprendizagem. Os pontos positivos do ensino remoto, estratégias desenvolvidas por docentes e discentes para driblar os desafios com o ensino remoto em contexto pandêmico podem contribuir de forma singular para o compartilhamento de conhecimentos entre pesquisador, participantes e leitores.
Palavras-chave: Enfermagem; ensino remoto; desafios; pandemia.
Referências
ANDRETO, Luciana Marques; MACIEL, Marcela de Araújo Cavalcanti; FERREIRA, Tatiana Cristina Montenegro. Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência. Anais do Colóquio Internacional" Educação e Contemporaneidade", v. 14, n. 16, 2020. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2020/os_desafios_do_uso_de_metodologias_ativas_no_ensino_remoto_durant.pdf>. Acesso em 29 mar. 2021.
AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2423-2446, 2020. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25suppl1/2423-2446/pt/>. Acesso em: 03 abr. 2021.
BASTOS, Milena de Carvalho et al. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na covid-19. Reme: Rev. Min. Enferm., Belo Horizonte, v.24, e1335, 2020. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1135978>. Acesso em 03 abr. 2021.
CARVALHO, Eloá Carneiro et al. Graduação em Enfermagem em Tempos da Covid-19: Reflexões sobre o Ensino Mediado por Tecnologia. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em: < https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1194>. Acesso em 29 mar. 2021.
CENDÓN, Beatriz Valadares; RIBEIRO, Nádia Ameno; CHAVES, Consuelo Joncew. Pesquisas de survey: análise das reações dos respondentes. Informação & Sociedade, v. 24, p. 29-48, 2014. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0,5&qsp=1&q=m%C3%A9todo+survey+conceito&qst=bb>. Acesso em: 06 jul. 2021.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. 2020. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: . Acesso em 03 abr. 2021.
DA COSTA, Jaqueline Brito et al. Entraves e benefícios na utilização do ensino remoto para os acadêmicos do curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e44911124883-e44911124883, 2022. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24883>. Acesso 02 mar. 2022.
DA SILVEIRA, Andressa et al. Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 5, 2020. . Disponível em: < http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4302/1031>. Acesso em: 29 mar. 2021.
ENFERMAGEM EM AULAS REMOTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Disponível em: < https://novomilenio.br/wp-content/uploads/2021/06/12-o-aprendizado-de-semiologia-aplicada-a-enfermagem-em-aulas-remotas-relato-de-experiencia.pdf>. Acesso em 02 mar. 2022.
GUSSO, Amanda Khetleen; DE CASTRO, Beatriz Cristina; DE SOUZA, Thiago Nunes. Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e13610615576-e13610615576, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15576. Acesso em 03 mar. 2022.
HENRIQUES, Carolina Miguel Graça. Ensino de Enfermagem Num Novo Tempo. -Revista de Enfermagem Referência, n. 4, 2020. Disponível em: <https://search.proquest.com/openview/3a6b0c8e96e0d9a85914aabdaafc29b8/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2036194>. Acesso em 03 abr. 2021.
JANSEN, Raphaella Castro et al. Tecnologias educacionais no ensino da enfermagem durante a pandemia por COVID-19. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 95, n. 36, 2021. Disponível em: https://www.revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1233. Acesso em 03 mar. 2022.
NUNES, Ginete Cavalcante; NASCIMENTO, Maria Cristina Delmondes; DE ALENCAR, Maria Aparecida Carvalho. Pesquisa científica: conceitos básicos. Id on Line Revista de Psicologia, v. 10, n. 29, p. 144-151, 2016. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/390>. Acesso em 05 jul. 2021.
PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/?lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2021.
RIEGEL, Fernando et al. Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19. Escola Anna Nery, v. 25, n. SPE, 2021. Disponível em: < https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1151297. Acesso em: 29 mar. 2021.
RODRIGUES, Juliana et al. A importância da aula prática na formação do profissional de enfermagem: um relato de experiência. Revista Panorâmica online, v. 19, 2017.
SALIN, Adriane Bonotto et al. Sentimentos desenvolvidos pelos alunos do último ano do curso de enfermagem relacionado à covid-19. COVID-19: O Trabalho dos Profissionais da Saúde em Tempos de Pandemia, v. 5, n. 2, p. 192-212, 2021. Disponível em: < https://downloads.editoracientifica.org/articles/210203349.pdf>. Acesso em 02 mar. 2022.
SATHLER, Jeferson Horsth et al. O APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA APLICADA À
SILVA, Carla Marins et al. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rgenf/a/yHrLzPVB7ZwpDN3QH3FnQkG/abstract/?lang=pt>. Acesso em 02 mar. 2022.
SILVA, Fernanda de Oliveira et al. Experiência em aulas remotas no contexto da pandemia da COVID-19. Rev. enferm. UFPE on line, p. [1-17], 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/247581/38514>. Acesso em 02 mar. 2022.
VARELLA, T. C. M. L. et al. Graduação em Enfermagem em Tempos da Covid-19: Reflexões sobre o Ensino Mediado por Tecnologia. EaD em Foco, v. 10, n. 3, e1194, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1194>. Acesso em: 06 jul. 2021.
VIEIRA, Taísa Diva Gomes Felippe; DOS SANTOS, Mauro Leonardo Salvador Caldeira. Estratégias pedagógicas e uso de metodologias ativas na graduação em Enfermagem em tempos de pandemia do Coronavírus-COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e2759119749-e2759119749, 2020. Disponivel em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9749. Acesso em 02 mar. 2022.