PRINCIPAIS LIMITAÇÕES FUNCIONAIS DECORRENTES DE ALTERAÇÕES NOS PÉS DE IDOSOS

  • Jéssyca Patricia da Silva Araújo Centro Universitário UNIESP
  • Layssa do Nascimento Benício Centro Universitário UNIESP
  • Nataliene Ruth David Dias Centro Universitário UNIESP
  • Sandra Suely de Lima Costa Martins Centro Universitário UNIESP
  • Angely Caldas Gomes Centro Universitário UNIESP
  • Gabriela Melo de Andrade Centro Universitário UNIESP
  • Wilson José de Miranda Lima Centro Universitário UNIESP

Resumo

O envelhecimento humano faz parte do ciclo natural da vida, ele é de ação inevitável e individualizado além de trazer consigo modificações gradativas do sistema orgânico, há um declínio das estruturas anatômicas e dos processos fisiológicos aumentando a suscetibilidade para muitas doenças e traumas como quedas que é um dos mais comuns. A funcionalidade é um fator de destaque para o envelhecimento sadio, alguns fatores podem ser influenciados negativamente para que essa funcionalidade esteja em declínio mais acentuado, um exemplo desses fatores podemos citar as alterações morfológicas e biomecânicas dos pés. Dessa forma, o presente artigo tem a finalidade de destacar os principais problemas podais em idosos advindas das alterações nas estruturas e sua relação com o desempenho funcional como também, enfatizar a importância dos profissionais compreenderem e intervir nesses problemas, prevenindo e/ou reabilitando para melhoria da qualidade de vida. Trata-se de um estudo transversal realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica através de algumas bases de dados como: PubMed/Medline, Scopus e Scielo no período de 2009 a 2019, bem como nos principais livros de envelhecimento, anatomia humana e biomecânica. Os resultados dos estudos relatam que as alterações nos pés dos idosos acarretam diminuição da capacidade funcional e consequentemente aumento da dependência funcional e riscos de quedas e hospitalização. Palavras-Chave: Envelhecimento; Alterações; Anatomia; Funcionalidade; Mobilidade.

Biografia do Autor

Jéssyca Patricia da Silva Araújo, Centro Universitário UNIESP
Graduanda em Fisioterapia no UNIESP.
Layssa do Nascimento Benício, Centro Universitário UNIESP
Graduanda em Fisioterapia no UNIESP.
Nataliene Ruth David Dias, Centro Universitário UNIESP
Graduanda em Fisioterapia no UNIESP. 
Sandra Suely de Lima Costa Martins, Centro Universitário UNIESP
Docente de Fisioterapia no UNIESP.
Angely Caldas Gomes, Centro Universitário UNIESP
Docente de Fisioterapia no UNIESP.
Gabriela Melo de Andrade, Centro Universitário UNIESP
Docente de Fisioterapia no UNIESP.
Wilson José de Miranda Lima, Centro Universitário UNIESP
Docente de Fisioterapia no UNIESP.

Referências

AIKAWA, Adriana Correia et al. Estudo correlacional do pé geriátrico com requisitos cinético-funcionais. Fisioterapia em Movimento, v. 22, n. 3, 2017.

BARBOSA, Keylla Talitha Fernandes et al. Alterações podais e mobilidade em idosos atendidos em um ambulatório de geriatria. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 2, p. 2254-2262, 2015.

BRETAN, Onivaldo; PINHEIRO, Rafael Martins; CORRENTE, José Eduardo. Avaliação funcional do equilíbrio e da sensibilidade cutânea plantar de idosos moradores na comunidade. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 76, p. 219-224, 2010.

CAETANO Mário. Ciências e tecnologia da borracha: Funcionalidade e biomecânica.

Disponível em: <https://www.ctborracha.com/borracha-sintese-historica/aplicacoes/calcado/classificacao-do-calcado/funcionalidade-biomecanica/>. Acesso em 27 de Outubro de 2021.

CANUTO, Williane Silva et al. Avaliação da qualidade de vida em idosos acometidos por doenças articulares. 2016.

CASTRO, A. P.; REBELATTO, J. R.; AURICHIO, T. R. A relação do ângulo da articulação metatarsofalangeana e de medidas antropométricas com a postura dos pés de idosos. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 13, p. 59-64, 2009.

CIOSAK, Suely Itsuko et al. Senescência e senilidade: novo paradigma na atenção básica de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, p. 1763-1768, 2011.

DA FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.

DE OLIVEIRA, Fabiana Maria Rodrigues Lopes et al. Limitação funcional relacionada ao pé doloroso em idosos. Rev Rene, v. 16, n. 4, p. 586-592, 2015.

DOS SANTOS, Fânia Cristina et al. Patologias no pé do idoso. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 6, n. 1, 2009.

DA SILVEIRA, Michele Marinho et al. Envelhecimento humano e as alterações na postura corporal do idoso. Revista de Atenção à Saúde (ISSN 2359-4330), v. 8, n. 26, 2010.

EEF-USP Petnet. Fundamentos de biomecânica. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/biomecan/pet/index2.php?local=material_didatico>. Acesso em 27 de Outubro de 2021.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.

GUCCIONE Andrew A; WONG Rita A; AVERS Dale. Fisioterapia Geriátrica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

HAMILL Joseph; KNUTZEN Kathleen M.; DERRICK Timothy R. Bases biomecânicas do movimento humano. 4. ed. São Paulo: Manole, 2016.

LIPPERT, Lynn. Cinesiologia clínica e anatomia. 6ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

LOPES, Mayara Luca Vareschi et al. Relação da pressão plantar e amplitude de movimento de membros inferiores com o risco de quedas em idosas. Fisioterapia e Pesquisa, v. 23, p. 172-177, 2016.

HADDAD, Maria do Carmo Lourenço et al. Anormalidades Identificadas nos Pés de Idosos. Journal of Health Sciences, v. 16, n. 2, 2014.

MIRANDA, Gabriella Morais Duarte; MENDES, Antonio da Cruz Gouveia; SILVA, Ana Lucia Andrade da. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, v. 19, p. 507-519, 2016.

MOORE, K.L. Anatomia Orientada para a clínica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

SILVA, VALERIA REGINA. Cinesiologia e biomecânica. Rio de Janeiro: SESES, v. 88, 2015.

Publicado
2022-07-28
Seção
Artigos