ODONTOLOGIA HOSPITALAR E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: PERCURSO DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS POR UM ESTÁGIO

Autores

  • Luiz Eduardo de ALMEIDA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marília Nalon PEREIRA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do CARMO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz de Pedro Netto MENDONÇA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Letícia Ladeira BONATO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nathália Vianelli MAURICIO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Aline Rodrigues BRASIL Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Nunes SANTOS Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Evandro Villela NETO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriele Fonseca PACHECO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lívia Marques dos SANTOS Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafaela Titoneli Freitas SILVA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Queli Mello CABRAL Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Samuel Lincoln MENDES Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que, sob estratégia narrativo-argumentativa, buscou analisar os dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações vivenciadas pelo Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária/Curso de Odontologia no Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente hospitalar como território promissor para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento TPC/Teorizar-Praticar-Criticar no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. Por fim, sob análise global das experimentações vivenciadas, pode-se afirmar que os estágios supervisionados emergem como abordagens extramuros fundamentais para o processo formativo dos futuros cirurgiões-dentistas, provendo um modelo de ensino pautado nas simbióticas relações entre educação e trabalho, ou seja, um processo construído na e para realidade, que se encerra no reconhecimento da prática como fundamento, critério e finalidade da teoria.

Palavras-chave: Unidade Hospitalar de Odontologia. Equipe Hospitalar de Odontologia. Hospitais de ensino. Educação Continuada em Odontologia. Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de ALMEIDA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marília Nalon PEREIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vitória Celeste Fernandes Teixeira do CARMO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Beatriz de Pedro Netto MENDONÇA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Letícia Ladeira BONATO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Nathália Vianelli MAURICIO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aline Rodrigues BRASIL, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ana Paula Nunes SANTOS, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Evandro Villela NETO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgião-dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Gabriele Fonseca PACHECO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lívia Marques dos SANTOS, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rafaela Titoneli Freitas SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cirurgiã-dentista do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Queli Mello CABRAL, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Técnico de Saúde Bucal do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Samuel Lincoln MENDES, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Técnico de Saúde Bucal do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; CARMO, Vitória Celeste Fernandes Teixeira do; MENDONÇA, Beatriz de Pedro Netto; BONATO, Letícia Ladeira; MAURÍCIO, Nathália Vianelli; PEREIRA, Isabella Moreira; PAZ, Isabelle Cristinne Silva da; GOMES, Jeniffer da Silva; RAFAEL, João Pedro Belizar; ASSIS, Laila Mendes de. Ações estratégicas de educação em saúde em ambientes de espera: abordagem da temática “higienização de próteses dentárias”. Braz. J. of Develop., v.6, n.3, p.12899-12917, mar., 2020a.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; CARMO, Vitória Celeste Fernandes Teixeira do; MENDONÇA, Beatriz de Pedro Netto; BONATO, Letícia Ladeira; MAURÍCIO, Nathália Vianelli; ANDRADE, Luís Felipe Eugênio; CABRAL, Luiz Felipe Victor Soeiro; FERREIRA, Luiz Miguel; UBERABA, Maria Clara Martins. Análise das experimentações político-pedagógicas vivenciadas em um estágio extramuros: planejamento estratégico de ações de educação em saúde em salas de espera em foco. REVASF, v.10, n.21, p.1-19, mai./ago., 2020b.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; OLIVEIRA, Valéria; PEREIRA, Marília Nalon; AGUIAR, Larisse Martins; OLIVEIRA, Diego Machado de. Análise das experimentações político-pedagógicas vivenciadas em um projeto de extensão. Interagir: pensando a extensão, v.-, n.27, p.1-10, jan./jun., 2019a.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; OLIVEIRA, Valéria; PEREIRA, Marília Nalon; AGUIAR, Larisse Martins; OLIVEIRA, Diego Machado de. O pensar, o fazer e o criticar na extensão: “Leishmaniose” em foco. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v.7, n.1, p.512-525, jan./jun., 2019b.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; OLIVEIRA, Valéria; OLIVEIRA, Diego Machado de; AGUIAR, Larisse Martins. Abordagem do tabagismo em uma sala de espera: uma experiência extensionista. Extensio: R. Eletr. de Extensão, v.15, n.28, p.127-136, jan./dez., 2018.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; OLIVEIRA, Valéria; PEREIRA, Marília Nalon; OLIVEIRA, Diego Machado de; AGUIAR, Larisse Martins. Sala de espera em extensão: aedes aegypti em foco. Rev. APS, v.20, n.3, p.456-460, jul./set., 2017a.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; OLIVEIRA, Valéria; PEREIRA, Marília Nalon; OLIVEIRA, Diego Machado de; AGUIAR, Larisse Martins. Sala de espera em extensão: doenças sexualmente transmissíveis em foco. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v.5, n.1, p.198-205, jan./jun., 2017b.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; OLIVEIRA, Valéria. Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus Recém-Implantado. Rev. Bras. Educ. Med., v.40, n.4, p.743-750, dez., 2016.

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; DEVITO, Karina Lopes. PRÓ-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão - Seminário para a Sensibilização da Importância do Acolhimento e Enfoque Humanizado / Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária. In: PRÓ-SAÚDE: Ensino, Pesquisa e Extensão / Almeida, Luiz Eduardo de (organizador). Juiz de Fora: Editar Editora Associada Ltda, 2009. pp.: 87-125.

AMARAL, Cristhiane Olívia Ferreira do; BELON, Letícia Marçal Ruthes; SILVA, Elza Aparecida da; NADAI, Andressa de; AMARAL FILHO, Marcelo Sávio Paiva do; STRAIOTO, Fabiana Gouveia. The importance of hospital dentistry: oral health status in hospitalized patients. Rev Gaúch Odontol., v.66, n.1, p.35-41, jan./mar., 2018.

BELL, Judith. Estudos de observação. In: Projeto de Pesquisa: Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais / Bell, Judith (organizadora). Porto Alegre: Editora Artmed, 2008. pp.: 159-170.

BLUM, Davi Francisco Casa; SILVA, José Augusto Santos da; BAEDER, Fernando Martins; BONA, Álvaro Della. A atuação da Odontologia em unidades de terapia intensiva no Brasil. Rev Bras Ter Intensiva, v.30, n.3, p.327-332, set., 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº510, de 07 de abril de 2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRUDER, Marina Viudes; LOLLI, Luiz Fernando; PALÁCIOS, Ana Rosa; ROCHA, Najara Barbosa da; VELTRINI, Vanessa Cristina; GASPARETTO, André; FUJIMAKI, Mitsue. Estágio supervisionado na Odontologia: vivência da promoção da saúde e integração multiprofissional. Rev Bras Promoç Saúde, v.30, n.2, p.294-300, abr./jun., 2017.

CRESWELL, John W. Procedimentos qualitativos. In: Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto / Creswell, John W (organizador). Porto Alegre: Editora Artmed, 2007. pp.: 184-210.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação. Biblios, v.-, n.63, p.13-27, jan./dez., 2016.

FERNANDES, Anderson de Souza; EMILIANO, Gustavo Barbalho Guedes; MARTINS, Ana Rafaela Luz de Aquino; SOUZA, Georgia Costa de Araújo. Conhecimentos e práticas de saúde bucal por pacientes internados e equipe hospitalar. Revista Ciência Plural, v.2, n.3, p.03-16, abr., 2016.

LAGE, Ramayana Heringer; ALMEIDA, Stephanie Karla Tito Teixeira de; VASCONCELOS, Geni Amélia Nader; ASSAF, Andréa Videira; ROBLES, Fábio Renato Pereira. Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas. Rev. Bras. Educ. Med., v. 41, n. 1, p. 22–29, jan., 2017.

LAGES, Vinícius Aguiar; NETO, José Machado Moita; MELLO, Patrícia Machado Veiga de Carvalho; MENDES, Regina Ferraz; JÚNIOR, Raimundo Rosendo Prado. O efeito do tempo de internação hospitalar sobre a saúde bucal. Rev. Bras. Pesq. Saúde, v.16, n.2, p.30- 38, mar., 2014.

LEME, Pedro Augusto Thiene; PEREIRA, Antônio Carlos; MENEGHIM, Marcelo de Castro; MIALHE, Fábio Luiz. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.20, n.4, p.1255-1265, abr., 2015.

LINO-JÚNIOR, Hélion Leão; GABRIEL, Mariana; DARUGE-JÚNIOR, Eduardo; SILVA, Ricardo Henrique Alves da. Ensino de Odontologia Legal no Brasil: um convite à reflexão. Rev ABENO, v.15, n.2, p.38-46, abr./jun., 2015.

LOBÃO, Flávia Ramos; DUARTE, Márcio Duarte; GUERREIRO, Leonardo; PALAZZO, Márcio; ALMEIDA, Patrícia; VARGAS, Gleiciana. O papel da Odontologia Intensiva. Academus Revista Científica da Saúde, v.1, n.3, p.01-11, ago./dez., 2016.

MARTINS, Nayara. Odontologia Hospitalar beneficia pacientes de Juiz de Fora e região. Hospital Universitário – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018. Disponível em: <http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufjf/noticia-aberta/-/asset_publisher/JYdUOrTtibKl/content/id/3789130/2019-01-odontologia-hospitalar-beneficia-pacientes-de-juiz-de-fora-e-regiao>. Acesso em: 18 abril de 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: teoria, método e criatividade / Deslandes, Suely Ferreira (organizadora). Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1994. pp.: 09-29. Disponível em <http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploads/2015/10/Pesquisa_Social.pdf>. Acesso em 20 abr. 2019.

PALMEIRA, Julia Tavares; SILVA, Regina Mendes da; CRUZ, José Henrique de Araújo; NUNES, Itamar da Silva; ALMEIDA, Manuella Santos Carneiro; FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa. Ensino de Odontologia Hospitalar no curso de Odontologia na região nordeste do Brasil. Revista Interdisciplinar em Saúde, v.7, n.-, p.33-44, jan./dez., 2020.

REUL, Marília Araújo; LIMA, Elisa Diniz de; IRINEU, Késsia do Nascimento; LUCAS, Rilva Suely de Castro Cardoso; COSTA, Edja Maria Melo de Brit; MADRUGA, Renata Cardoso Rocha. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Revista da ABENO, v. 16, n. 2, p. 62-68, abr./jun., 2016.

ROCHA, Juliana Schaia; DIAS, Gisele Fernandes; CAMPANHA, Nara Hellen; BALDANI, Márcia Helena. O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura. Revista da ABENO, v. 16, n. 1, p. 25-38, jan./mar., 2016.

ROSA, Vinícius Medeiros da; GARCIA, Isabel Krey. Os mapas conceituais como ferramenta na análise do dinamismo das concepções sobre a natureza da ciência. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.5, p.1-12, jan./dez., 2017.

ROSSETTI, Hugo. Germán Taboada. In: Saúde para a Odontologia / Rossetti, Hugo (organizador). São Paulo: Editora Santos, 1999. pp.: 77-82.

SALDANHA, Karla Dias Ferreira; COSTA, Deisi Carneiro da; PERES, Pamela Iruama; OLIVEIRA, Murilo Moura; MASOCATTO, Danilo Chizzolini; GAETTI JARDIM, Ellen Cristina. A odontologia hospitalar: revisão. Arch Health Invest, v.4, n.1, p.58-68, jan./fev., 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Edição

Seção

Artigos