BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Emily Ariel Aguiar de Melo Centro Universitário UNIESP
  • Horacinna Maria Cavalcante de Andrade Centro Universitário UNIESP

Resumo

O envelhecimento populacional no mundo é uma realidade já presente e é um processo que vai acometer a todo ser humano. Podemos dizer que as alterações patológicas acaba sendo contribuído para um aceleramento do envelhecimento junto a qualidade de vida do idoso. e assim o organismo passa apresentar algumas limitações, desequilíbrios no sistema motor ou cognitivo, comprometendo o dia-a-dia do idoso. De grande importância na prática de exercícios físicos, destaca-se o método Pilates, apresentando-se como um método completo, que engloba exercícios associados à respiração e fortalecimento de músculos profundos do corpo. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo identificar a importância do Pilates na terceira idade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde serão utilizados artigos científicos encontrados nas bases de dados. Para a mostra da pesquisa, foram utilizados artigos em português e inglês entre 2010 até 2022, que tenham texto com abordagem metodológica que utilizam os benefícios do método Pilates na terceira idade. Serão excluídas Dissertações, livros, artigos que não se referiam a prática do método Pilates em idosos. Foram observados nos idosos praticantes do Pilates, melhora da marcha, melhora do equilíbrio, melhora da coordenação, melhoras posturas, movimentos dos segmentos do corpo.

 

Palavras-chave: Pilates; Envelhecimento; Saúde; Fisioterapia.

Referências

SILVA, Andressa Aparecida, Selma dos Santos Barbosa, and Vanessa Penha Basqueroto. "O método Pilates na melhora da marcha, equilíbrio e coordenação em idosos da UNA (Universidade da Melhor Idade)."

REIS, Luciana Araújo, Claudio Henrique Meira Mascarenhas, and Joalise Eliote Lyra. "Avaliação da qualidade de vida em idosos praticantes e não praticantes do método Pilates." Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR 4.1 (2011).

DO NASCIMENTO MUNIZ, Joseane et al. Análise do efeito do método Pilates no perfil postural de idosas. ConScientiae Saúde, v. 14, n. 3, p. 410-416, 2015.

ROSA, Karen Borges, et al. "Qualidade de vida e avaliação funcional em idosos praticantes de pilates e idosos sedentários." Revista Interdisciplinar de Estudos em saúde (2013): 18-28.

DE OLIVEIRA CARVALHO, Cinara Brandão, et al. O método Pilates e sua influência na capacidade funcional do idoso: uma revisão sistemática. Revista Kairós-Gerontologia, 2017, 20.3: 223-235.

DELLA TORRE, Ana Paula, et al. A influência do método Pilates no público idoso. Revista Pesquisa e Ação, 2017, 3.2: 58-72.

DOMINGOS, REBECA, et al. QUALIDADE DE VIDA EM PRATICANTES DO MÉTODO PILATES: REVISÃO DE LITERATURA. 2021.

ENGERS, Patrícia Becker, et al. Efeitos da revisão prática do Pilates em idosos: uma sistemática método. Revista Brasileira de Reumatologia , 2016, 56: 352-365.

FERNANDES, Lívea V.; LACIO, Marcio Luis de. O método Pilates: estudo revisional sobre seus benefícios na terceira idade. Rev Eletr Faculdade Educ FÃs, v. 10, p. 68-9, 2011.

Gomes, Thauana Silveira, et al. "Os efeitos do método Pilates sobre o equilíbrio e as estratégias posturais em idosos." Saúde e Desenvolvimento Humano 8.2 (2020): 83-92.

LEÃO, Paula Marina Nunes; GARDENGHI, Giulliano. EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EFFECTS OF THE PILATES METHOD ON THE QUALITY OF ELDERLY LIFE

Macedo, Thuane Lopes, Rafael Cunha Laux, and Sara Teresinha Corazza. "O efeito do método Pilates de solo na flexibilidade de idosas." Conscientiae Saúde 15.3 (2016): 448-456.

OLIVEIRA, Anderson Gabriel Teles. Benefícios do método pilates na terceira idade: uma revisão sistemática. 2020.

OLIVEIRA, J. D. C.; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Os benefícios do método Pilates e sua importância na prática da atividade física na terceira idade.

PEREIRA, Rachel Cavalcanti Fonseca, et al. O enfrentamento das doenças crônicas em idosos institucionalizados na perspectiva da espiritualidade. 2012.

TORRE, A. P. D., et al. A influência do método Pilates no público idoso: uma revisão de literatura. Revista pesquisa e ação, 2017, 3.2: 2447-0627.

Vequi, Morgana Amanda, Rosana Leal do Prado, and Adriano Akira Ferreira Hino. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7.12 (2021): 1416-1430.

VEIGA, Aline Machado, et al. Benefícios do método Pilates na terceira idade. Brazilian Journal of Health Review, 2019, 2.4: 2657-26

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos