INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA

Autores

  • Janiery Raissa Felício da Silva
  • Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz Programa Associado de Pós-Graduação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Cassiano Telles Faculdade Horizontina-Brasil

Resumo

O estudo objetivou compreender as possibilidades e limitações no processo de inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma Escola Pública de João Pessoa-PB. Caracterizamos a pesquisa como um estudo de caso com abordagem qualitativa dos dados. O instrumento de pesquisa foi uma ficha de observação e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram 70 alunos regulares e 2 professores de Educação Física. Consideramos que existe a necessidade de uma maior interação entre os educandos e educadores, para que esta possibilite uma concreta inclusão de alunos com deficiência nas práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física.

 

Palavras chaves: Inclusão; Escola Pública; Educação Física.

Biografia do Autor

Janiery Raissa Felício da Silva

Professora de Educação Física da Rede Privada de João Pessoa.

Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz, Programa Associado de Pós-Graduação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Rede Pública de João Pessoa e do Centro Universitário UNIESP.

Cassiano Telles, Faculdade Horizontina-Brasil

Professor da Faculdade Horizontina-Brasil.

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2022-04-05

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Artigos