QUARENTENA E AULAS REMOTAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE

Autores

  • Maria da Penha de Lima Coutinho Centro Universitário- UNIESP
  • Fabrycianne Gonçalves Costa Centro Universitário- UNIESP
  • Jaqueline Gomes Cavalcanti Sá
  • Márcio de Lima Coutinho

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa apreender as Representações Sociais dos universitários de saúde acerca da quarentena e aulas remotas. Para isso contou-se com a participação de 200 participantes os quais foram submetidos a um questionário sociodemográfico e a Técnica de Associação Livre de Palavras, ambos aplicados de forma online. Os dados foram processados pelo software IRaMuTeQ, e posteriormente analisadas por dois tipos de análises: a de similitude. Os resultados apontaram que os participantes ancoraram a quarentena em uma perspectiva psicoemocional e comportamental, ao relacionarem a quarentena a um período de solidão, distanciamento necessário, emergem sentimentos de tristeza, ansiedade, estresse e medo, como resultantes desse período de confinamento necessário para a proteção. Por sua vez, os estudantes ancoraram o termo "aulas remotas" a novas adaptações tecnológicas, objetivado na ambivalência causada por essa nova modalidade de ensino, em que por um lado se apresenta como necessária, porém, por outro, como dificultosa e complexa. Espera-se que os resultados desta pesquisa corroborem para uma maior discussão sobre os impactos causadados pela quarentena, e por conseguinte, elaboração de estratégias de enfrentamento, como também, para a discussão em torno do uso de novas formas de ensino mediados pela tecnologia.

Biografia do Autor

Fabrycianne Gonçalves Costa, Centro Universitário- UNIESP

Graduada em Psicologia (UNIPÊ). Especialista em Neuropsicologia (UNIPÊ). Mestre em Psicologia Social (UFPB). Doutora em Psicologia Social (UFPB). Professora no curso de Psicologia do UNIESP.

Referências

ANDERSON, G. Psychological Stress and Covid-19: Interactions with Gut Microbiome and Circadian Rhythm in Driving Symptom Severity. 2020. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/340418206_Psychological_Stress_and_Covid-19_Interactions_with_Gut_Microbiome_and_Circadian_Rhythm_in_Driving_Symptom_Severity

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora. 2014.

AHORSU, D. K. et al. The Fear of COVID-19 Scale: Development and Initial Validation. International journal of mental health and addiction. p. 1-9. 2020. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7100496/

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In. Moreira A. S. P.; Oliveira, D. C. (Ed.), Estudos interdisciplinares de representação social (pp. 27-38). Goiânia: AB. 1998.

BAI, Y. et al. Presumed Asymptomatic Carrier Transmission of COVID-19. JAMA, v. 323, n. 12, p. 1-2. 2020. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1001/jama.2020.2565

BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, n. 10227, p. 912-920. 2020. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

COSTA, F. G.; COUTINHO, M. P. L. O diabetes na perspectiva do conhecimento psicossociológico. In COUTINHO, M. P. L. (Ed.), Psicologia e sua interface com a saúde (pp. 185- 205). João Pessoa, PB: Editora IESP. 2017.

CAO, W. et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry research, 112934. 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

COUTINHO, M. P. L.; DO BÚ, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do Software tri-deux-mots (version 5.2). Revista Campo do Saber, v. 3, n. 1, p. 219-242. 2017. Recuperado de http://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/72

CORREIA, M. I. D. T.; RAMOS, R. F.; BAHTEN, L.C. V. Os cirurgiões e a pandemia do COVID-19. Rev Col Bras Cir, v. 47, n. 1, p. 1-6. 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20202536

CUI, J.; LI, F.; SHI, Z. L. Origin and evolution of pathogenic coronaviruses. Nat Rev Microbiol, v. 17, n. 3, p. 181-192. 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1038/s41579-018-0118-9

DO BÚ, E. A. et al Representações e ancoragens sociais do novo coronavírus e do tratamento da COVID-19 por brasileiros. Estud. psicol. (Campinas), v. 37, e200073. 2020 . Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100505&lng=en&nrm=iso

DUAN, L.; ZHU, G. Psychological interventions for people affected by the COVID-19 epidemic. Lancet Psychiatry, v. 7, n. 4, p. 300-302. 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30073-0

FIORILLO, A.; GORWOOD, P. The consequences of the COVID-19 pandemic on mental health and implications for clinical practice. European Psychiatry, v. 63, n. 1, p. 1-4. 2020. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1192/j.eurpsy.2020.35

KANIASTY, K. Social support, interpersonal, and community dynamics following disasters caused by natural hazards. Curr Opin Psychol, v. 18, n. 32, p. 105-109. 2019. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j

HUANG, Y.; ZHAO, N. Generalized anxiety disorder, depressive symptoms and sleep quality during COVID-19 epidemic in China: a web-based cross-sectional survey. MedRxiv. 2020.

HUANG, C. et al. Clinical feature of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet, v. 395, n. 10223, p. 497-506. 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1016/S0140- 6736(20)30183-5

MACINTYRE, R. The risk of selective investment in downstream pandemic planning. Global Biosecurity, v. 1, n. 2, p. 85–90. Recuperado de https://doi.org/10.31646/gbio.36

MOSCOVICI, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes. 2017.

NATIONAL HEALTH COMMISSION OF CHINA. A notice on the issuance of guidelines for emergency psychological crisis intervention in pneumonia for novel coronavirus infections. 2020. Recuperado de http://www.nhc.gov.cn/xcs/zhengcwj/202001/6adc08b966594253b2b791be5c3b9467.shtml

VILLEGAS-CHIROQUE, M.. (2020). Pandemia de COVID-19: pelea o huye. Revista Experiencia En Medicina Del Hospital Regional Lambayeque, v. 6, n. 1. doi: 10.37065/rem.v6i1.424

WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors duringthe Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health, v. 14, n. 5, 1759, 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Mental Health and Psychosocial Considerations During COVID-19 Outbreak. 2020.

XU, H. et al. High expression of ACE2 receptor of 2019-nCoV on the epithelial cells of oral mucosa. International Journal of Oral Science, v. 12, n. 8. doi: 0.1038/s41368-020-0074-x

Downloads

Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Artigos