DESENVOLVIMENTO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM USO DE ANTINEOPLÁSICOS E A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA REABILITAÇÃO DESTA DOENÇA
Resumo
A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma das doenças mais relevantes nos dias de hoje, por causa do grande número de ocorrências, sendo consequência de diversos tipos de fatores, entre eles, substâncias cardiotóxicas utilizadas, principalmente, no tratamento quimioterápico que afeta diretamente o funcionamento celular. O presente estudo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento da Insuficiência Cardíaca em pacientes oncológicos que fazem uso de Antineoplásicos e como o tratamento fisioterapêutico por meio da Reabilitação Cardíaca gera resultados positivos. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura no qual serão usados artigos publicados nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Academic. A revisão foi realizada no período de setembro de 2021 a junho de 2022 nos idiomas português, inglês e espanhol. O estudo mostrou que as terapias utilizadas no tratamento do câncer podem promover efeitos deletérios ao miocárdio. Porém, concomitante a isso, os benefícios dos programas de reabilitação cardíaca em pacientes com função ventricular reduzida ou síndrome clínica de IC estão documentados de modo amplo na literatura científica internacional. A IC por Antineoplásicos está intimamente ligada a variados aspectos e fatores de risco e notou-se também a eficácia da Reabilitação Cardíaca, que, através de programas de exercícios individualizados para cada paciente, traz resultados benéficos em sua capacidade funcional e qualidade de vida.
Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca; Antineoplásicos; Cardio-Oncologia; Cardiotoxidade; Reabilitação Cardíaca.
Referências
GIL, S. Fraile et al. Insuficiencia cardiaca grave por bevacizumab en paciente tratado con antraciclinas. Farmacia Hospitalaria, v. 31, n. n04, 2007.
HEIDENREICH P, Bozkurt B, Aguilar D, et al. 2022 AHA/ACC/HFSA Guideline for the Management of Heart Failure. J Am Coll Cardiol. null2022, 0 (0).
KALIL FILHO, Roberto et al. I Diretriz Brasileira de cardio-oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 96, n. 2, p. 01-52, 2011.
SENGUPTA, Partho P. et al. Trastuzumab-induced cardiotoxicity: heart failure at the crossroads. In: Mayo Clinic Proceedings. Elsevier, 2008. p. 197-203.