ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Beatriz Lemos de Souza Gaia Centro Universitário UNIESP
  • Fabiana Góes Barbosa de Freitas Centro Universitário UNIESP

Resumo

INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que causa alterações motoras e sensoriais desde os primeiros meses de vida, além de afetar as áreas de comunicação, cognição, interação e comportamento social. A literatura descreve diversos tratamentos fisioterapêuticos, sendo que todos têm um objetivo em comum, que é o de promover uma melhor qualidade de vida e melhor socialização para crianças com o TEA. OBJETIVO: Destacar a importância e os benefícios da intervenção fisioterapêutica em crianças diagnosticadas com o TEA. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo explicatória alcançado por consultas em diversas bases de dados: Scielo, PubMed, PEDro e PePSIC conceituados na área da saúde. Os critérios de inclusão para seleção dos artigos foram com base na escala Scielo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como o TEA não possui cura, o diagnóstico precoce torna-se um aliado ao tratamento, que visa minimizar os sintomas autísticos e proporcionar mais comodidade às crianças e seus cuidadores. O tratamento é feito pela combinação de intervenções psicossociais e educacionais, fisioterapia aquática, equoterapia e musicoterapia. CONCLUSÃO: Ao final da pesquisa, pudemos mostrar como o fisioterapeuta desenvolve um papel importante utilizando diversas formas de tratamento e minimizando os comprometimentos e atuando no desenvolvimento motor dessas crianças.

PALAVRAS CHAVE: Transtorno do Espectro Autista; Tratamento; Fisioterapia.

Biografia do Autor

Beatriz Lemos de Souza Gaia, Centro Universitário UNIESP

Graduanda em Fisioterapia do UNIESP – Centro Universitário

Fabiana Góes Barbosa de Freitas, Centro Universitário UNIESP

Profª Msc. UNIESP – Centro Universitário.

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos