COLETÂNEA DE JOGOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA AULA LABORATÓRIO DA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE

Autores

  • Diego Soares de Araújo Centro Universitário UNIESP
  • Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz Programa Associado de Pós-Graduação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar uma coletânea de jogos criada por discentes do curso de EF relacionando com a ALPC com fins didáticos para a Educação Física. Esta pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem qualitativa dos dados e do tipo documental. Para a análise dos jogos foi utilizada a Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade através de sua estrutura didática dividida em três categorias: 1) sentir; 2) reagir e 3) refletir. Esses momentos de aula nos ajudaram a fazer uma relação com três aspectos específicos dos jogos: objetivos, regras e aprendizagens. Inferimos que esse estudo valorizou a criação/adaptação de jogos em consonância com uma estrutura de percepção-ação-reflexão. Por fim, contribuímos para os profissionais que atuam na seara educativa, esportiva e de lazer, trazendo uma proposta de mediação com envolvimento; uma ritualização, simbolização e realização das ações em cada novo público e novo contexto de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Jogos; Educação física; Pedagogia da Corporeidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz, Programa Associado de Pós-Graduação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutorando em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2022-04-05

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Artigos