INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA
Resumo
O estudo objetivou compreender as possibilidades e limitações no processo de inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma Escola Pública de João Pessoa-PB. Caracterizamos a pesquisa como um estudo de caso com abordagem qualitativa dos dados. O instrumento de pesquisa foi uma ficha de observação e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram 70 alunos regulares e 2 professores de Educação Física. Consideramos que existe a necessidade de uma maior interação entre os educandos e educadores, para que esta possibilite uma concreta inclusão de alunos com deficiência nas práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física.
Palavras chaves: Inclusão; Escola Pública; Educação Física.
Referências
BATISTA, M.W; ENUMO, S.R.F. Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. Estudos de psicologia, Natal, v.9, n.1, p.101-111, 2004.
BEZERRA, B.B. Formação profissional em educação física: construção identitária em professores em formação inicial. Dissertação (Mestrado) – Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física – UPE/UFPB, 2012.
BORELLI, M.L; MARTINS, S.E.S.O. Currículo e Deficiência: Análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.29, n.1, p. 63-92, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Politica Nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2010.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Politica Nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação Inclusiva: A ESCOLA. Brasília, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Declaração de Salamanca, 1996.
CARVALHO, C. L de et al. Inclusão na Educação Física Escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdos-atitudes. Motrivivência, Florianopólis-SC, v. 29, n. esp, p. 144-161, dezembro, 2017.
FARIAS, I.M; MARANHÃO, R.V.A; CUNHA, A.C.B. Interação professor-aluno com autismo no contexto da educação inclusiva: análise do padrão de mediação do professor com base na teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.14, n.3, p. 365-384, 2008.
GOMES.C; GONZALEZ REYS, F.L. Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.14, n.1, p. 53-62, 2008.
GUHUR, M.L.P. A manifestação da afetividade em sujeitos jovens e adultos com deficiência mental: perspectivas de Wallon e Bakhtin. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.13, n.3, p. 381-398, 2007.
HONNEF, C. A gestão do pedagógico frente à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Monografia de Especialização em Gestão Educacional. Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria, 2011.
KRUG, H.N et al. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: vantagens e desvantagens. Formação Docente, Belo Horizonte, v.10, n.1, janeiro/junho, 2018.
LEONARDO, N.S.T; BRAY, C.T; ROSSATO, S.P.M. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.15, n.2, p. 289-306, 2009.
MAIA-PINTO, R.R; FLEITH, D.S. Percepção de professores sobre alunos superdotados. Estudos de psicologia, Campinas, v.19, n.1, p.78-90, 2002.
MARTINS, C.L.R. Educação física inclusiva: atitudes dos docentes. Movimento, Porto Alegre, v.20, n.2, p.637-657, abril/junho de 2014.
MAUERBERG-DE CASTRO. Atividade física adaptada. Ribeirão Preto: Tecmed, 2005.
MAZZARINO, J.M; FALKENBACH, A; RISSI, S. Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola e na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianopólis, v. 33, n.1, p. 87-102, jan/mar, 2011.
MENDES, E.G. A Radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v.11, n 33, set/dez, 2006.
OLIVEIRA, M.M de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7.ed. revista e atualizada. Petropólis - Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
SILVA, R.H dos REIS; SOUSA, S.B; VIDAL, M.H.C. Dilemas e perspectivas da educação física diante do paradigma da inclusão. Pensar à Prática. 11/2: 125-135, maio/agosto, 2008.
RODRIGUES, D. Educação Física Perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Maringá, p. 69-72, 2003.
SALERNO, M. B. Interação entre alunos com e sem deficiência na Educação Física escolar: validação de instrumento. 2009. 112f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. 2009.
SILVA, K.R; PEREIRA, R.S; SILVA, R.F. O professor de Educação Física e os alunos com deficiência: Considerações sobre a formação e prática pedagógica. Coleção pesquisa em Educação Física, v. 12, n.2, 2013.
SILVEIRA, K.A; ENUMO, S.R.F; ROSA, E.M. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.18, n.4, p. 695-708, Out/Dez, 2012.
SOUSA, R.S. As ações pedagógicas do professor de Educação Física na Educação Inclusiva. 2006. 71f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
SOUTO, M.C.D et al. Integrando a Educação Física ao Projeto Político Pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva, Motriz, Rio Claro, v. 16, n.3, p. 762-755, Jul/Set, 2010.
STAINBACK, S; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.