QUARENTENA E AULAS REMOTAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE
Resumo
Objetivou-se nesta pesquisa apreender as Representações Sociais dos universitários de saúde acerca da quarentena e aulas remotas. Para isso contou-se com a participação de 200 participantes os quais foram submetidos a um questionário sociodemográfico e a Técnica de Associação Livre de Palavras, ambos aplicados de forma online. Os dados foram processados pelo software IRaMuTeQ, e posteriormente analisadas por dois tipos de análises: a de similitude. Os resultados apontaram que os participantes ancoraram a quarentena em uma perspectiva psicoemocional e comportamental, ao relacionarem a quarentena a um período de solidão, distanciamento necessário, emergem sentimentos de tristeza, ansiedade, estresse e medo, como resultantes desse período de confinamento necessário para a proteção. Por sua vez, os estudantes ancoraram o termo "aulas remotas" a novas adaptações tecnológicas, objetivado na ambivalência causada por essa nova modalidade de ensino, em que por um lado se apresenta como necessária, porém, por outro, como dificultosa e complexa. Espera-se que os resultados desta pesquisa corroborem para uma maior discussão sobre os impactos causadados pela quarentena, e por conseguinte, elaboração de estratégias de enfrentamento, como também, para a discussão em torno do uso de novas formas de ensino mediados pela tecnologia.Referências
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