INCERTEZAS E DEAFIOS DO CONCLUINTE DE ENFERMAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA
Resumo
Em dezembro de 2019, o mundo foi surpreendido pelo surgimento da doença causada pelo novo coronavirus SARS- CoV 2 (COVID-19). Atualmente, no estado pandêmico decretado desde 11 de março de 2020, foram instauradas novas rotinas de vida, como o isolamento social, a suspensão das atividades e outras questões afins. De modo a ampliar os conceitos, adentrando no campo da enfermagem nesse tempo, pode-se pensar que desde antes, já na graduação, esta importância pode ser explorada, sendo que as dificuldades, desafios e as limitações comuns do curso, são ampliados frente a uma pandemia como a que se vê. Notam-se ainda, medidas de contenção de disseminação do COVID-19 para o meio estudantil, como a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, suspenção de estágios e outras. São incontáveis os impasses prováveis de acontecer e tudo se configura como componente desse novo profissional em formação. Este estudo tem como objetivo avaliar as incertezas e desafios dos concluintes de enfermagem em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa, a partir da aplicação de um questionário com os discentes de enfermagem. Conforme os resultados podemos observar que a maioria dos pesquisados afirmaram apreensão sobre não ter previsão de retorno das atividades, que estão conseguindo administrar tempo para os estudos e não ter problemas para finalização do Trabalho de conclusão de curso, todavia, acreditam que irá influenciar em seus conhecimentos prático-teórico, e quando finalmente questionados sobre seus hábitos e sua rotina relataram sentir-se desestimulados.
Palavras-chave: Enfermagem. COVID-19. Saúde. Pandemia. Concluintes. Vírus.
Referências
ARAGÃO, Ellen. Da aprovação à depressão: desafios enfrentados por estudantes universitários.
ASCOM SE (Brasil). Una-sus. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus: Mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 19 maio 2020.
ASSAD, Maria Leonor Ribeiro Casimiro Lopes; FUJIHARA, Ricardo Toshio. Ciência, Tecnologia e Sociedade em tempos de pandemia. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente, v. 9, n. 1, 2020.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas, ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020
BARRETO, B. UERN conclama servidores e alunos para prestar serviço voluntário no combate ao Convid-19. Portal UERN, 23 mar. 2020. Disponível em: https://portal.uern.br/blog/uern-conclama-servidores-e-alunos-para-prestar-servico-voluntario-no-combate-ao-convid-19/. Acesso em: 23 mai. 2020.
BRASIL (2020). Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Recuperado em 02 de abril, 2020, http://www.in. gov.br/ en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591.
BRASIL, Controladoria-Geral da União (CGU) et al. Portaria n. 639,[de 11 de março] de 2020. 2020.
BRASIL. Lei 11.778, de 25 de setembro de 2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6 da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm
BRASIL. Medida Provisória 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, Ano 158, n. 63-A, p. 1, 1 de abril de 2020.
BRASIL. Portaria nº 343, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo corona vírus- COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em: < www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376> Acesso em: 19 mai. 2020.
BRASIL. Portaria nº 343, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo corona vírus- COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em: < www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376> Acesso em: 19 mai. 2020.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Disponível em: < http://bit.ly/1mTMIS3 > Acesso em: 26 mar. 2020.
DE OLIVEIRA, Hudson do Vale; DE SOUZA, Francimeire Sales. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO: REFLEXÕES EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020.
DE SOUSA JÚNIOR, João Henriques et al. “# FIQUEEMCASA E CANTE COMIGO”: ESTRATÉGIA DE ENTRETENIMENTO MUSICAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 4, p. 72-85, 2020.
DECRETO Nº 40.135 DE 20 DE MARÇO DE 2020. Governo da paraíba
DOMINGUEZ, Bruno et al. Alerta global: novo coronavírus é a sexta emergência em saúde pública de importância internacional declarada pela OMS. 2020
DOS SANTOS PEREIRA, Márcia et al. É POSSÍVEL PENSAR EM QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA ENFERMAGEM EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19). 2020.
JUNIOR, Osvaldo Tavares Viana. REVISÃO DE LITERATURA PARA UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SOCIAL COM FOCO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES EM REDES DIGITAIS DURANTE A EPIDEMIA DO COVID-19. BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 16, n. 10, p. 1-17, 2020.
NARCISO, Luciana et al. O exercício da medicina no enfrentamento da COVID-19: vulnerabilidades e necessidades protetivas. 2020
NETTO, Felício de Freitas. A natureza humana e suas formas de exteriorização em tempos de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA) v. 2 n. 4, pag. 46-49, 2020.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al. Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: ciência e profissão. Brasilia. Vol. 36, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 224-233., 2016.
OLIVEIRA, Sandro Schreiber de, POSTAL, Eduardo Arquimino, AFONSO, Denise Herdy. As Escolas Médicas e os desafios da formação médica diante da epidemia brasileira da Covid-19: das (in)certezas acadêmicas ao Compromisso social. APS em revista. Vol. 2, n. 1, p. 56-60, Janeiro/Abril – 2020
PAES, Mateus Henry de Souza. Desafios e metas para a educação no Brasil no pós coronavírus. Instituto de pesquisa e planejamento urbano e regional (UFRJ), 2020.
PEDREIRA, Mavilde Luz Gonçalves. Práticas de enfermagem baseadas em evidências para promover a segurança do paciente. Acta Paul Enferm, São Paulo, p. 1-2, 2009.
PEREIRA, Mara Dantas. A pandemia d e COVID - 19, o isolamento social , consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento : uma revisão integrativa. UNIT, Aracaju, p. 1-29, 16 maio 2020.
RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo; MERCEDES NETO,; CARVALHO, Marina Maria Baltazar de; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal; ACIOLI, Sonia; FARIA, Magda Guimarães de Araujo. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil? Rev Enferm Uerj, Rio de Janeiro, p. 1-6, 02 abr. 2020.
Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://bit.ly/2fmnKeD >.
RODRIGUES, Jondison. Narrativas políticas, produção de vulnerabilidades e convulsão social no Brasil e no mundo, no contexto do Novo Coronavírus. Papers do NAEA, v. 29, n. 1, 2020.
SAUDE, Ministério da. Alunos da área de saúde poderão ajudar no combate ao coronavírus.Saude.gov.br/01 de abril de 2020.
SCHMIDT, Beatriz et al. Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). 2020.
SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.
SOARES, Monalisa Peixoto; DE SOUZA, Sâmmia Rodrigues; CARNEIRO, Virginia Teles. “CALMA, TEM UMA SAÍDA”: TRABALHANDO MEDOS E ANSIEDADES EM UMA PESQUISA-AÇÃO COM UNIVERSITÁRIOS.
TEIXEIRA, Melissa Ribeiro; DAHL, Catarina Magalhães. Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em Terapia Ocupacional em tempos de pandemia/Recreating possible everday lifes: building support strategies between teachers and graduate students in occupational therapy in pandemic times. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, v. 4, n. 3, p. 509-518. Rio de Janeiro, 2020 Disponivel em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/viewFile/34425/pdf. Acesso em: 23 mai. 2020
VASCONCELOS, Cristina Silvana da Silva. O NOVO CORONAVÍRUS E OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA QUARENTENA. Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins. V. 7 n. 3, pag. 75-80, 2020.