ÉTICA E RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA

Autores

  • Sidcley Ferreira da Silva Centro Universitário UNIESP
  • Mayra Cinara de Oliveira Tabosa Centro Universitário UNIESP

Resumo

O presente estudo tem como principal foco abordar procedimentos e atividades do profissional contábil, além da técnica e do conhecimentos científicos, na preparação e percepção com o domínio específico na área de contabilidade através de atos e fatos contábeis que têm como papel fundamental a informação por meios de pareceres, relatórios financeiros, demonstrações contábeis e demais fatos ocorridos dentro e fora das organizações, tendo como principal objeto o patrimônios, a fim de compreender como esses elementos podem estar associados com o bom desempenho profissional e comportamento ético. O objetivo geral é analisar a ética e responsabilidade do profissional de contabilidade na percepção dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis. Abordar a ética e a responsabilidade do profissional contábil justifica-se porque ambas podem impactar, direta ou indiretamente, no processo de aprendizagem dos estudantes concluintes de contabilidade, mantendo-os motivados na área de formação, o que se faz necessário para otimização do resultado acadêmico. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, em que foi aplicado um questionário com questões fechadas acerca da identificação do aluno, sua percepção quanto à importância da ética e investigação do conhecimento sobre técnicas aplicadas à contabilidade. Os resultados foram apresentados a partir da coleta de dados, tendo como finalidade contemplar os aspectos fundamentais para realização deste trabalho. Com base no levantamento de informações ao longo da pesquisa, e análise destas informações, foi possível comprovar que os alunos concluintes de ciências contábeis possuem clara percepção da importância da aplicação do código de ética na contabilidade, considerando o grau de concordância obtido nas respostas.

 

Palavras-Chaves: Ética e Responsabilidade; Desempenho Profissional; Percepção dos Alunos.

Biografia do Autor

Sidcley Ferreira da Silva, Centro Universitário UNIESP

Graduado em Ciências Contábeis - Centro Universitário (UNIESP)

Mayra Cinara de Oliveira Tabosa, Centro Universitário UNIESP

Graduada em Administração pelo Instituto Superior da Paraíba - IESP, Mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especialização em Gestão de Pessoas pelo Instituto de Educação da Paraíba.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos