GANHOS E PERDAS NO APRENDIZADO PELA SUSPENSÃO DAS AULAS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19

Autores

  • Valdicleia Batista dos Santos UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Giovanna Cecília de Melo Almeida UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Camila Morais de Albuquerque UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Yasmin Palyohanne Ezequiel Silva UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Suzana de Macedo Araújo UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Emmanuela Costa Medeiros UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO

Resumo

O ano de 2020 está marcado por uma pandemia intitulada SARS-CoV-2, a qual mudou drasticamente o comportamento da humanidade de forma generalizada. Diante disso o Ministério da Educação (MEC) publicou na portaria n°343, de 17 de março de 2020, a substituição das aulas presenciais pelo ensino a distância de forma online, remota, determinação acatada pelas instituições de ensino fundamental, médio e superior do país. Os impactos da pandemia do novo coronavírus tiveram como plano de ação para a maioria dos países a adoção de estratégias temporárias de isolamento social. O presente artigo tem como objetivo apontar os ganhos e as perdas descritas pelos discentes, perante as aulas remotas. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de caráter quantitativo. A amostra do estudo foi constituída pelos discentes dos cursos da saúde, que aceitaram participar da pesquisa, do Centro Universitário UNIESP, localizado na cidade de Cabedelo-PB. Diante dos resultados encontrados na pesquisa, se observou que os alunos, apesar dos esforços e muitos terem apontado como benefício estar no conforto e segurança do seu lar, bem como melhor tempo para organizar os estudos, foi apontado pelos mesmos um déficit nas práticas, assim como dificuldade na assimilação e no aprendizado no cenário remoto em comparação com as aulas presenciais. Portanto, esse estudo visa uma melhor compreensão dos obstáculos apontados pelos discentes no ensino de forma remota, a fim de orientar ações e abrir discussões que proporcionem sua melhora.

Palavras-chave: COVID-19; Aulas Remotas, Saúde.

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Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Artigos