GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Sandra Veras de OLIVEIRA Centro Universitário UNIESP
  • Luciana Silva dos SANTOS Centro Universitário Uniesp
  • Priscila Bernardo dos SANTOS Centro Universitário Uniesp
  • Guaraciane Mendonça de LIMA Centro Universitário Uniesp

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender os reflexos da gestão democrática na Educação de Jovens e Adultos, seguindo dos objetivos específicos: esboçar os aspectos históricos da gestão democrática e da EJA no Brasil, bem como discorrer sobre a relação entre a gestão democrática e a EJA. Abordamos a gestão democrática com o objetivo de observar o seu posicionamento como instrumento fundamental para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, no que tange o fortalecimento do coletivo, envolvendo todos os sujeitos ativos nas ações da escola (diretor/gestor, funcionários, professores, alunos e pais).   Ancoramo-nos em alguns autores, tais como: Luck (2007), Araújo (2000) e Bordignon e Gracindo (2001), quando tratamos a respeito dos conceitos e das dimensões da gestão democrática; Freitas (2000) e Paro (2002), quando tratamos do contexto da Gestão democrática; Di Pierro (2010), Freire (2019) e Machado (2009), quando tratamos do contexto da EJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo explicativa. Recorrermos a alguns espaços de divulgação de trabalhos, quais sejam: a Scielo (Biblioteca Científica Eletrônica Online), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de periódico da CAPES. A partir dos trabalhos de Santiago (2005), de Garcia (2011), de Duques e Amorim (2016) e de Neto (2020), concluímos que os reflexos da gestão democrática na EJA, nestas pesquisas, ainda possuem muitos aspectos a serem aprimorados, pois os profissionais não conseguem articular a participação de forma igualitária entre todos os sujeitos do ambiente escolar, mesmo que tenham a concepção de sua importância.  Palavras-chave: Gestão democrática; EJA; Participação.

Biografia do Autor

Sandra Veras de OLIVEIRA, Centro Universitário UNIESP
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniesp.
Luciana Silva dos SANTOS, Centro Universitário Uniesp
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniesp.
Priscila Bernardo dos SANTOS, Centro Universitário Uniesp
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniesp.
Guaraciane Mendonça de LIMA, Centro Universitário Uniesp
Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Docente do Centro Universitário Uniesp.

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Publicado
2022-12-14
Seção
Artigos