ENCONTROS E DESENCONTROS CULTURAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ÉTNICO-RACIAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Márcia de Albuquerque Alves Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumo

A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da história da África na educação básica. A partir da sua implementação mudanças significativas ocorreram na Educação básica e no Ensino Superior. Entender o contexto dos povos negros afrodescendentes na formação social do Brasil, precisamente fruto do encontro e dos desencontros culturais entre os três mundos: América, Europa e África se faz necessário para um Ensino de História comprometido com uma sociedade mais igualitária na luta contra a discriminação. Neste sentido, objetiva-se neste artigo, apresentar uma proposta pedagógica que contemple as populações afrodescendentes baseada na Lei 10.639/2003 com sugestões para o 7º ano do ensino fundamental maior. Para cumprir esse objetivo, foi feita uma discussão sobre o Continente africano, em seguida o percurso da Lei 10.639/2003, e por fim, a apresentação de uma Proposta Pedagógica Étnico-Racial para o Ensino de História na Paraíba. Em suma, este se constitui em uma contribuição teórico-metodológico para professores da Educação Básica.

 

Palavras-Chaves: Ensino de História; Lei 10.639/2003; Proposta pedagógica.

Biografia do Autor

Márcia de Albuquerque Alves, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Docente Substituta da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

2021-12-20

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Artigos