INFORMAÇÃO RELATIVA AO VALOR DOS NEGÓCIOS: MENSURAÇÃO BASEADA EM CRITÉRIOS CONTÁBEIS E VALUATION

  • Carla Priscila Vasconcelos de Oliveira Centro Universitário UNIESP
  • Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Uma das limitações presentes na informação contábil diz respeito a não informação do valor da empresa, que é de utilidade para distintos usuários, inclusive para definir, entre outras possibilidades, estratégias de investimentos e de maximização da sua riqueza. O objetivo desta pesquisa foi apresentar a possibilidade de associar a informação contábil e de valuation, para mensurar a criação de valor das organizações, como um produto da necessidade em ampliar a utilidade da informação contábil, unindo dois relevantes instrumentos que podem auxiliar na preservação e manutenção de um negócio. A aplicação do valuation pode ser realizada para avaliar empresas para fins de investimento de pessoas físicas ou em casos de fusões e aquisições e para auxiliar decisões que são tomadas a partir da perspectiva do valor econômico da organização. A pesquisa é do tipo ensaio teórico, utilizando como instrumento a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Espera-se que o resultado da pesquisa possa ampliar o conhecimento a respeito da utilização conjunta de informações contábeis e valuation, apresentando uma alternativa de associação por meio da medida de valor EVA®. As práticas de avaliação de empresas podem não apenas atribuir um valor a um ativo, mas também fornecer direcionadores de valor, que associados às informações contábeis, tem a possibilidade de gerar uma informação mais completa, contribuindo no processo decisório das organizações. Palavras-Chaves: Informação contábil; Valuation; EVA®; Valor econômico.

Biografia do Autor

Carla Priscila Vasconcelos de Oliveira, Centro Universitário UNIESP
Graduada de Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIESP.
Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

Andrade, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina D. Metodologia do Trabalho Científico, 8ª Edição. Editora Grupo GEN, 2017.

ARAÚJO, Adriana Maria Procópio de; ASSAF NETO, Alexandre. Contabilidade tradicional e a contabilidade baseada em valor. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, n. 33, p. 16-32, set./dez. 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/rcf/v14n33/v14n33a02.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

ASSAF NETO, Alexandre. Valuation – Métricas de Valor & Avaliação de Empresas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.

B3. Histórico pessoas físicas. Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/historico-pessoas-fisicas/

Acesso em: 23 set 2020.

CARVALHO, Luiz Carlos Pereira de. Teoria da Firma. in .: MONTORO FILHO, André Franco el alii. op. cit. p. 134-135.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC) PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro. Brasília, dezembro de 2019. Disponível em:

http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/573_CPC00(R2).pdf Acesso em: 05 out. 2020.

DAMODARAN, Aswath. Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações. Tradução Afonso Celso da Cunha- Rio de Janeiro: LTC, 2012.

EHRBAR, Al. EVA: valor econômico agregado: a verdadeira chave para a criação de riqueza. Tradução: Bazán Tecnologia e Linguística. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

HENDRIKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTIN, Nilton Cano. Da Contabilidade à Controladoria: a evolução necessária. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, n. 28, p. 7-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcf/v13n28/v13n28a01.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil, 7ª ed. Atlas, 2010.

PÓVOA, Alexandre. Valuation: como precificar ações. Rio de Janeiro. Elsevier, 2012.

MARSHALL, ALFRED. Principles of Economics. New York. Ed. MacMillan & Co. 8ed, 1972.

MARTINS, Eliseu; DINIZ, Gilberto Alves; MIRANDA, Gilberto José. Análise Avançada das demonstrações Contábeis: um a abordagem crítica. 3º Ed. São Paulo: Atlas, 2020.

FREITAS, Ernani Cesar. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RASCÃO, José Poças. Da gestão estratégica à gestão estratégica da informação: como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica. Rio de Janeiro: Editora E-Papers, 2006.

Publicado
2021-12-20
Seção
Artigos