A TEMÁTICA DA HIGIENIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ESTUDO DE CASO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Ana Maria Medeiros da Silva Centro Universitário UNIESP
  • Josefa Rubiana da Silva Centro Universitário UNIESP
  • Maria Nilda de Sousa Centro Universitário UNIESP
  • Pedro José Aleixo dos Santos Centro Universitário UNIESP
  • Lívia Poliana Santana Cavalcante Centro Universitário UNIESP

Resumo

Com o advento da pandemia, do isolamento social e das medidas preventivas contra o novo coronavírus, trabalhamos a temática higienização com a finalidade de  contribuir na aquisição dos hábitos adequados para manter uma vida saudável, além de promover a conscientização das crianças de maneira lúdica que serão multiplicadoras do conhecimento adquirido através do processo de ensino aprendizagem. Este artigo, trata-se de um estudo de caso, em que observamos uma turma de primeiro ano, na faixa etária de seis anos do Ensino Fundamental I. Constatamos que, a maior parte da turma não consegue ter acesso Ensino Remoto Emergencial (ERE).Trabalhamos um diálogo entre o coronavírus e o sabonete líquido que foram representados por fantoches e enviados através vídeos curtos pelo  aplicativo WhatsApp,  e mesmo a turma tendo um número considerável de alunos apenas conseguimos o retorno de nove estudantes. Percebemos que, essa dificuldade é uma realidade vivenciada por uma parcela considerável nesse cenário pandêmico no ERE, um dos fatores é a ausência de mídias e internet de qualidade. Mesmo diante dos desafios do ERE, é indiscutível que este veio enquanto suporte para a continuidade das atividades educacionais. Portanto, concluímos que antes lavar as mãos era simplesmente, algo normal do nosso cotidiano, hoje é considerado extremamente imprescindível no controle deste vírus. Sendo assim a temática da higienização precisa ser ainda mais ser pesquisada em sala de aula. Palavras-chave: Conscientização; Ensino Remoto Emergencial.; Higienização; Ludicidade; Pandemia.

Biografia do Autor

Ana Maria Medeiros da Silva, Centro Universitário UNIESP
Graduada em Licenciatura em Pedagogia, UNIESP Centro Universitário.
Josefa Rubiana da Silva, Centro Universitário UNIESP
Graduada em Licenciatura em Pedagogia, UNIESP Centro Universitário.
Maria Nilda de Sousa, Centro Universitário UNIESP
Graduada em Licenciatura em Pedagogia, UNIESP Centro Universitário.
Pedro José Aleixo dos Santos, Centro Universitário UNIESP
Doutor em Recursos Naturais. Professor vinculado ao UNIESP Centro Universitário.
Lívia Poliana Santana Cavalcante, Centro Universitário UNIESP
Doutora em Recursos Naturais. Professora Orientadora vinculada ao UNIESP Centro Universitário.

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Publicado
2021-12-20
Seção
Artigos