A importância do Marketing para o Agronegócio do Brasil

André Luiz de Sousa Felisberto, Daniel Vitor da Silveira Costa, Jamille Carvalho Queiroz de Sousa, Germana Samara da Silva A. Bezerra

Resumo


O objetivo deste artigo é conceituar o Marketing relacionando o mesmo com o setor do agronegócio. Com o desenvolvimento do estudo percebe-se que existe literatura escassa relacionado ao tema específico Marketing para Agronegócio. Mesmo na década atual o Brasil sofrendo com uma baixa no PIB ocasionando um espelho de retração econômica, verifica-se um crescimento substancial deste setor, onde alguns anos apontam com mais de 15% de aumento na produtividade relacionado a todos os segmentos da área de Pecuária, Agricultura e Economia do setor. Muitos produtos são desenvolvidos com pouca expressividade de atuação específica do Marketing para o segmento. Este trabalho procura despertar aos operadores dos dois segmentos estudados, Marketing e Agronegócio, a importância de relacionar e potencializar os dois fatores. A metodologia básica aplicada foi a pesquisa e levantamento bibliográfico. Por fim verifica-se que o agronegócio é um dos poucos setores que possuem margem de crescimento acima de 10%, colaborando para uma melhor condição de sustentabilidade econômica nacional. Percebe-se também que existem ainda modestos estudos entre Marketing e Agribusiness. Ao final do estudo recomenda maior investimento sobre o tema proposto, bem como qualificação com tema de mercadologia para todos os que estão envolvidos no setor de Agricultura, Pecuária e afins.


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Revista Campo do Saber

ISSN: 2447-5017

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