O Personal Trainer: Estratégias de Marketing para Retenção de Clientes

Autores

  • Paula Vitória Rebouças dos Santos CIESA/UFAM
  • Ozanildo Vilaça do Nascimento Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer estratégias de marketing que favoreçam a retenção de clientes por parte do personal trainer, como forma de melhoria da carta de clientes e consequente ganho profissional. Inicialmente, é necessário apresentar alguns dos conceitos de marketing, como forma de proporcionar maior familiaridade sobre o tema ao leitor, além de explicar claramente o que é a profissão de personal trainer e como diferenciá-la do profissional de educação física. Após essa etapa, faz-se necessário identificar as principais estratégias de marketing que mais se adequam à realidade e à atividade de Personal Trainer, a maneira pela qual se adaptam essas estratégias no universo fitness e sobretudo aferir se de fato há resultados robustos e que justifiquem o emprego dessas estratégias na carreira. Dessa forma, através da metodologia de revisão de literatura, de cunho qualitativo, foi possível obter resultados satisfatórios sobre as propostas das diversas estratégias de marketing utilizadas pelo personal trainer em varias regiões do pais, onde se percebeu que não há uma estratégia que prevaleça em determinado Estado e que os teóricos mais indicam para essa categoria profissional a estratégia de fidelização de clientes, por conta de suas características intimamente ligadas ao relacionamento treinador x cliente, mostrando que aplicar as estratégias de marketing é uma ação eficaz no processo de retenção de clientes.

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Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos