DIAGNÓSTICO DE EMPRESA FAMILIAR: Estudo de caso na Expresso Litoral Turismo LTDA

  • Poliana Francisca da Silva Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Luciane Albuquerque Sá de Souza Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

Cerca de 90% das empresas são familiares, tendo como ponto de vista a tradição familiar ou afinidade quando se pensa em montar um negócio que surge a partir dos sonhos e dos valores pessoais dos fundadores. Este trabalho teve como objetivo geral apresentar um diagnóstico do contexto (interno e externo) da empresa familiar Expresso Litoral Turismo Ltda, a fim de permitir-lhe o alcance do desenvolvimento organizacional. Teve como fundamentação teórica a gestão de empresa familiar, conceitos e características, modelo dos três círculos e modelo tridimensional de desenvolvimento. O estudo, do tipo qualitativo, apresentou caráter bibliográfico, exploratório e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista, conduzida pessoalmente e guiada por roteiro. A pesquisa apresenta o modelo dos três círculos como parte de organização das empresas familiares, com três subsistemas independentes: gestão, propriedade e família. Verificou-se que toda empresa familiar progrediu até certo ponto no eixo de desenvolvimento da propriedade, outro ponto no eixo de desenvolvimento da família e ainda outro no eixo de desenvolvimento da empresa. Observou-se que embora a empresa apresente divisão de setores, o clima organizacional é positivo, além do bom relacionamento entre seus membros. Após a análise desse modelo, nota-se a grande relevância em relação a tais dimensões, em que podem ser adotadas melhorias na gestão de pessoal e no direcionamento das atividades desenvolvidas no âmbito da empresa.
Publicado
2016-11-23
Seção
Artigos