IMPACTOS DA VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO ODONTOLÓGICO EM TEMPOS DE COVID-19
Resumo
O termo virtualização no ensino está sendo amplamente discutido devido ao isolamento social causado pela Covid-19. Em decorrência do isolamento, milhares de instituições de ensino no mundo estão empregando tecnologias de virtualização. O objetivo do presente estudo foi investigar os impactos da virtualização do ensino odontológico em tempos de Covid-19. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário on-line, fechado, com 10 perguntas de múltipla escolha e múltiplos gabaritos, através do Formulários Google® e utilizadas a rede social Whatsapp® como disseminadora do questionário. Com relação à falta de conhecimento tecnológico durante o período de virtualização do ensino, a maioria dos alunos (85%) alegou que não teve problemas ou complicações com as novas ferramentas. Quando questionados sobre a limitação financeira, 75% dos alunos afirmaram que não tiveram problemas para obter o acesso à virtualização. Contudo, a troca de experiência entre si foi considerada parte do aprendizado por 94% dos alunos e a ausência do convívio com os demais alunos afetou a produtividade em 63% deles. A maioria do grupo estudado (63%) precisou de tratamento psicológico durante a pandemia. Com relação às perdas decorrentes da Covid-19, 57% informaram que estas afetaram seu rendimento. Pode-se concluir que o processo ensino-aprendizagem, quando levamos em consideração o aparato tecnológico e o acesso, não foi impactado. Contudo, as relações sociais, além das perdas decorrentes da pandemia, podem ser consideradas fatores que podem ter interferido no aprendizado durante o período de virtualização.
Palavras-chave: Infecção por Coronavírus; Ensino a Distância; Odontologia.
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