Relato de experiência acerca do software de vigilância em saúde e gestão de riscos assistenciais hospitalares (VIGIHOSP) em uma unidade da Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (EBSERH)
Resumo
O Sistema de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares (VIGIHOSP), utilizado em hospitais universitários da rede EBSERH tem gerado dados voltados a vigilância em saúde do paciente. No entanto, há uma falta de pesquisas que avaliem sua efetividade. O objetivo deste estudo, é retratar informações acerca da aplicação e condução do VIGIHOSP no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Este estudo é um relato de experiência, descritivo e reflexivo com abordagem qualitativa. Foi conduzido por uma discente do Curso Técnico em Registros de Informações em Saúde da Universidade Federal da Paraíba durante estágio no Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário, utilizando o VIGIHOP. Durante o estágio, observou-se que muitos eventos são recorrentemente notificados, como erros cirúrgicos, problemas com materiais, quedas e questões relacionadas à rouparia. O SVSSP realiza intervenções com base nessas notificações. Apesar da importância do VIGIHOSP, o acesso e conhecimento sobre o sistema são limitados para alguns profissionais e pacientes. O SVSSP oferece treinamentos e cartilhas informativas para capacitar os usuários, mas ainda há barreiras a serem superadas, como a necessidade de equipamentos adequados e qualificação profissional. No entanto, para maximizar a eficiência do software, é necessário investir em divulgação, treinamento e qualificação profissional. O estudo destacamos a importância de ampliar o conhecimento científico sobre o tema e sugere a realização de mais estudos futuros.
Palavras-chave: tecnologias de informação e comunicação; sistemas de informações em saúde; hospital universitário; vigilância em saúde do paciente.