Deficiência intelectual: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Luciana Silva dos Santos Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Resumo

O presente artigo discute a respeito dos desafios enfrentados por uma pessoa com Deficiência Intelectual (DI), a qual ao longo da história sofreu com a exclusão social, mais aos poucos esse cenário tem sido configurado por pessoas que lutam pela inclusão como o todo, bem como as possibilidades frente ao processo de ensino-aprendizagem em elevar as potencialidades e estimular a pessoa com DI. A pesquisa dá uma breve ressaltada em inclusão além dos deficientes, é saber dinamizar com uma sociedade diversificada onde a mesma (inclusão) está no negro, pardo, cigano, quilombola entre outros. A escola tem como objetivo não apenas de dar acesso ao aluno com deficiência, mas também assegurar uma aprendizagem significativa, proporcionando a ação/ reflexão no processo de inclusão. No que concerne o papel do professor é crucial para o desenvolvimento de habilidades de crianças com DI com uso de estímulos, metodologias ativas e o olhar humanizador com Adaptações Curriculares, ou seja, um currículo, PEI (Plano Educacional Individualizado), e o PPP (Projeto Político Pedagógico) adequado à realidade do aluno com deficiência, propondo a convivência e socialização com todos os envolvidos, bem como o acompanhamento interdisciplinar com profissionais da saúde e educação. A pesquisa é de cunho quantitativo, e caráter exploratório por meio de leituras bibliográfica acadêmicas de fontes confiáveis como Cielo, Google acadêmico para melhor aprofundamento do tema sendo possível refletir a importância de potencializar os conhecimentos prévios da pessoa com DI e estimula-los com novas habilidades.

Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Inclusão. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciana Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB

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Publicado

2024-05-22

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Artigos