Adaptações curriculares em uma perspectiva de educação inclusiva

Autores

  • Sandra Veras de Oliveira Centro Universitário Uniesp
  • Luciana Silva dos Santos Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Priscila Bernardo dos Santos Centro Universitário Uniesp

Resumo

O artigo é uma revisão bibliográfica que discorre acerca de um tema muito discutido no cenário da educação inclusiva, as adaptações curriculares em uma perspectiva de educação inclusiva na qual todos tem os mesmos direitos, e não podem ser violados. No que se concerne que as adaptações curriculares devem estar alinhadas conforme o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, bem como o PEI (Plano Educacional Individualizado), de acordo com as necessidades dos alunos, o currículo não está associado apenas aos conteúdos mais a sua prática de refleti-lo como um conjunto e que ele precisa ser adaptável tendo em vista as demandas educacionais de um público diversificado, e a escola tem um papel crucial de acolher esse alunado em suas necessidades, dando acesso e permanência, bem como um olhar humano do professor em saber reinventar, dinamizar, criar novos métodos de ensino que possam beneficiar alunos com necessidades educacionais, transtorno neurológico ou deficiência.

A metodologia adotada nessa pesquisa é uma revisão bibliográfica, e é de caráter exploratório, com leituras e análises de materiais em sites, livros, revistas e artigos acadêmicos científicos que dialogam com o tema exposto para aprofundamento, é uma pesquisa de abordagem quantitativa com objetivo de compreender as ideias, bem como gerenciar as informações de forma clara e objetiva.

 

Palavras-chave: Adaptações. Currículo. Educação. Necessidades.

Biografia do Autor

Sandra Veras de Oliveira , Centro Universitário Uniesp

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade UNIESP - Centro Universitário - Polo João Pessoa-Pb.

Luciana Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade UNIESP- Centro Universitário – Polo João Pessoa- Pb.

Priscila Bernardo dos Santos, Centro Universitário Uniesp

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade UNIESP - Centro Universitário - Polo João Pessoa-Pb

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Artigos