O IMPACTO CAUSADO PELO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO E NA QUALIDADE DE VIDA DA EQUIPE DE TRABALHO DO HOTEL HARDMAN - JOÃO PESSOA, PB
Resumo
As empresas precisam aprimorar a maneira de liderar pessoas, gerenciar clima organizacional e fatores relacionados com motivação e bem estar. Este estudo analisou a percepção dos colaboradores do hotel Hardman localizado na orla de João Pessoa quanto ao clima organizacional e o impacto no desempenho profissional e na qualidade de vida. Tratou-se de pesquisa de campo, bibliográfica e descritiva com abordagem quantitativa. Participaram 44 colaboradores (total de 87), sendo 55% homens, e idades variando entre 21 e 47 anos, que responderam 25 perguntas de múltipla escolha, inspiradas no modelo do The GreatPlaceToWorkInstitute,compondoum conjunto de 5 fatores (pontuações de 1 a 5); dados foram tratados estatisticamente. O clima organizacional é uma variável que interfere diretamente na produtividade das pessoas nas organizações, pois o grau de salubridade da mesma depende diretamente de sua atmosfera psicológica. Um ambiente favorável, com clima de colaboração, comprometimento e relacionamentos saudáveis, é condição fundamental para que pessoas se sintam satisfeitas e motivadas com o trabalho. Calculando-se a média aritmética entre os 5 fatores, em termos objetivos, o clima preponderante no hotel é nível 4, ou seja, os funcionários concordam parcialmente com as questões acerca da relação com seu ambiente de trabalho. A satisfação do funcionário e sua felicidade influenciam diretamente na estabilidade profissional e na fidelidade que ele tem para com a empresa onde trabalha. Logo, trabalhar a satisfação do profissional deve ser investimento contínuo, e sempre traz excelente resultado, além de preservar principais talentos.