AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS E PSICOLÓGICAS CAUSADAS AO INDIVÍDUO APÓS A CONFIRMAÇÃO DO DANO MORAL

Autores

  • Ana Beatriz Costa Lopes Centro Universitário UNIESP
  • Lethícia Maria Maia Y Plá Trevas Centro Universitário – UNIESP.
  • Luciana de Albuquerque Cavalcanti Brito

Resumo

Neste artigo, serão abordadas as consequências jurídicas e psicológicas causadas ao indivíduo após a confirmação do dano moral. Para isso, será preciso compreender a diferença existente entre o dano moral e os demais tipos de dano, bem como quais serão os seus efeitos no âmbito do Direito e da Psicologia. Além disso, será explicitada a importância da responsabilização civil na esfera jurídica, através da reparação ao indivíduo lesionado moralmente, com o intuito de evitar o prolongamento da lesão e as maiores consequências à integridade, sobretudo mental, da pessoa humana. No mais, será discutido que, quando se tem um dano moral, não há a possibilidade da reparação integral da lesão, em razão do elo aos direitos da personalidade. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são: identificar o dano moral em meio às espécies de dano; indenizar corretamente àquele que teve uma lesão a sua honra subjetiva; analisar os desdobramentos jurídicos e psicológicos após a confirmação do dano. A partir disso, a pesquisa para a construção do artigo científico será baseada na metodologia de delineamento de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, na qual tem-se a consulta de materiais -livros, artigos científicos, sites e legislações- para abordar a temática em questão, com o intuito de compreender as suas implicações através da análise bibliográfica. Assim, observa-se que os estudos acerca dos impactos jurídicos e psicológicos após a confirmação do dano moral é imprescindível ao ser humano para que o direito seja efetivado de maneira correta e, ainda, para que os efeitos psíquicos dessa lesão sejam amenizados.

Palavras-chave: dano moral; Direito; Psicologia; indenização; efeitos psíquicos.

 

Biografia do Autor

Lethícia Maria Maia Y Plá Trevas, Centro Universitário – UNIESP.

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário – UNIESP. E-mail: lethiciamariamypt@hotmail.com

Luciana de Albuquerque Cavalcanti Brito

Advogada, professora universitária, pós graduada em Direito Processual Civil, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. E-mail: lu.cavalcantibrito@gmail.com

Referências

ANDRADE, Maria. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

AQUINO, Italo. Como escrever artigos científicos: sem rodeio e sem medo da ABNT. 9 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 30 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm>. Acesso em: 31 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei n° 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em: 31 de outubro de 2023.

BRASIL, Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/91601-declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 02 de novembro de 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agravo Regimental no agravo de instrumento n. 100.877. Responsabilidade civil. Dano estético. Perda de um dos membros inferiores. Acumulação com o dano moral. Devido a título diverso do que justificou a concessão do dano moral, é o dano estético acumulável com aquele, ainda que oriundos do mesmo fato. Precedentes. Agravo improvido. Agravante: Transportes Oriental Ltda. Agravada: R. decisão de fls. 112. Relator: Ministro Barros Monteiro, Brasília, 3 de setembro de 1996. Disponível em: <https://www.stj.jus.br/docs_internet/revista/eletronica/stj-revista-sumulas-2013_35_capSumula387.pdf>. Acesso em: 05 de novembro de 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Recurso Especial n. 129.428. Responsabilidade civil. Imprensa. Dano moral. Pessoa Jurídica. A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. Precedente. Ilegitimidade passiva não prequestionada. Recurso conhecido pela divergência, mas improvido. Recorrente: Liane Vasconcelos Gonçalves. Recorrido: Tinturaria e Lavanderia Estrela do Matoso Ltda. Relator: Ministro Ruy Rosado de Aguiar, Brasília, 25 de março de 1998. Disponível em: <https://www.stj.jus.br/docs_internet/revista/eletronica/stj-revista-sumulas-2011_17_capSumula227.pdf>. Acesso em: 06 de novembro de 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Dano morais à pessoa jurídica exigem prova de prejuízo à imagem, 2017. Disponível em: <https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias-antigas/2017/2017-01-27_07-56_Danos-morais-a-pessoa-juridica-exigem-prova-de-prejuizo-a-imagem.aspx>. Acesso em: 06 de novembro de 2023.

BEDUSCHI, Leonardo. O pedido condenatório por danos morais no novo Código de Processo Civil. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/48361/o-pedido-condenatorio-por-danos-morais-no-novo-codigo-de-processo-civil>. Acesso em: 04 de novembro de 2023.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3 ed. Porto Alegre: Artemed, 2018.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Responsabilidade Civil v7. 37 ed. São Paulo: SaraivaJur, 2023

GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de Direito Civil: Responsabilidade Civil v3. 21 ed. São Paulo: SaraivaJur, 2023.

GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GONÇALVES, Carlos. Direito Civil Brasileiro: Responsabilidade Civil v4. 18 ed. São Paulo: SaraivaJur, 2023.

JUNG, Carl. A prática da psicoterapia. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial de Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2002.

SAVI, Sérgio. Responsabilidade Civil por perda de uma chance. São Paulo: Atlas, 2006.

TARTUCE, Flávio. Responsabilidade Civil. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos