GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender os reflexos da gestão democrática na Educação de Jovens e Adultos, seguindo dos objetivos específicos: esboçar os aspectos históricos da gestão democrática e da EJA no Brasil, bem como discorrer sobre a relação entre a gestão democrática e a EJA. Abordamos a gestão democrática com o objetivo de observar o seu posicionamento como instrumento fundamental para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, no que tange o fortalecimento do coletivo, envolvendo todos os sujeitos ativos nas ações da escola (diretor/gestor, funcionários, professores, alunos e pais). Ancoramo-nos em alguns autores, tais como: Luck (2007), Araújo (2000) e Bordignon e Gracindo (2001), quando tratamos a respeito dos conceitos e das dimensões da gestão democrática; Freitas (2000) e Paro (2002), quando tratamos do contexto da Gestão democrática; Di Pierro (2010), Freire (2019) e Machado (2009), quando tratamos do contexto da EJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo explicativa. Recorrermos a alguns espaços de divulgação de trabalhos, quais sejam: a Scielo (Biblioteca Científica Eletrônica Online), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de periódico da CAPES. A partir dos trabalhos de Santiago (2005), de Garcia (2011), de Duques e Amorim (2016) e de Neto (2020), concluímos que os reflexos da gestão democrática na EJA, nestas pesquisas, ainda possuem muitos aspectos a serem aprimorados, pois os profissionais não conseguem articular a participação de forma igualitária entre todos os sujeitos do ambiente escolar, mesmo que tenham a concepção de sua importância.
Palavras-chave: Gestão democrática; EJA; Participação.
Referências
ARAÚJO, A. C. de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB. Brasília. Dissertação de Mestrado, mimeog. 2000.
ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da Educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura; AGUIAR, Márcia (orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394 de 20 de dez. de 1996.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
DI PIERRO, M. C. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n.112, p. 939-959. jul./set. 2010.
DUQUES, Maria Luiza Ferreira; AMORIM, Antonio. Perspectiva da gestão de Educação de Jovens e Adultos
e interfaces com a formação docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 41-57, 2016. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1462 Acesso em: ago. 2022.
FÁVERO, O.; RIVERO, J. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Moderna, 2009.
FERNANDES, O. Q.; VIEIRA, A. M. D. Gestão escolar democrática: a percepção dos professores. In: Educare, IX Congresso Nacional de Educação, 2009.
FERREIRA, N. S. C. et al (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortêz, 2001.
FONSECA, J. P. Planejamento Educacional Participativo. In: Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 21, n° 1, p. 79-112, jan/jun. 1995.
FREITAS, K. S. Uma Inter-relação: políticas públicas, gestão democrático-participativa na escola pública e formação da equipe escolar. Brasília: Em Aberto, v. 17, n. 72, p. 47-59, fev./jun., 2000.
GADOTTI, M. Educação de jovens e adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GARCIA, Elisete Enir Bernardi. A política da Educação de Jovens e Adultos em São Leopoldo/RS: na perspectiva de seus sujeitos. Tese de Doutorado. Universidade do Valo do Rio dos Sinos, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.
GRACINDO, R. V. Gestão democrática nos sistemas e na escola. – Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
HADDAD, S. ; DI PIERRO, M. Cl. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000.
JESUS, J. S. de; FREITAS, K. S. Gestão democrática participativa na escola pública. 22ª SEMOC: Pessoa, Sociedade e Meio ambiente, 2019. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/1326/1/Gest%C3%A3o%20democr%C3%A1tica%20participativa%20na%20escola%20p%C3%BAblica.pdf Acesso em: jul. 2022.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 2 ed.
Petrópolis: Vozes, 2007.
MACHADO, Maria Margarida. Gestão da educação de jovens e adultos: espaços possíveis de construção coletiva. XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Vitória: ANPAE, 2009.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria;. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
MORETTO, P. V. Prova um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A,. 2005.
NETO, Cláudio Correia de Oliveira. Os alunos da educação de jovens e adultos como sujeitos participativos da gestão democrática: cruzando olhares. Revista Iberoamericana de Educación [(2020), vol. 83 núm. 1, pp. 77-95. Disponível em: file:///C:/Users/HP/Downloads/3828-Texto%20del%20art%C3%ADculo-3676-2-10-20200519%20(1).pdf Acesso em: ago. 2022.
PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 3 ed. 6 impressão. Editora Ática, 2002.
PAIVA, J. Educação de jovens e adultos: direito, concepções e sentidos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2005.
RODRIGUES, K. D. A gestão democrática e a educação de jovens e adultos no plano Municipal de educação de João Pessoa (2015-2025): correlatos
Enunciativos. Monografia. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20584/1/KDR22072021.pdf Acesso em: jul. 2022.
SANTIAGO, Rosemary Aparecida. A gestão da educação de jovens e adultos no Brasil. Tese de Doutorado. UNICAMP - SP: [261p.], 2004.
SILVA, F. R. Formação, vivência e convivência nos Fóruns regionais mineiros de EJA. In: 32ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2009.
SOARES, L. J. G. Diretrizes curriculares nacionais: educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
VIEIRA, Maria Clarisse. Memória, história e experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belos Horizon