TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DAS ÁREAS CURRICULARES NO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UFPB: um estudo a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (2011 – 2019)
Resumo
Objetiva identificar as tendências das áreas curriculares dos Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba no período de 2011 a 2019. A metodologia adotada é de cunho misto, ou seja, quantitativa e qualitativa. É uma pesquisa exploratória, descritiva e documental na web. O campo desta pesquisa se deu por meio de investigações realizadas nos sites das instituições públicas de ensino superior, principalmente, no site da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente no repositório online da instituição. Enquanto técnica buscou-se averiguar individualmente e promover a análise temática de um universo constituído por 245 trabalhos defendidos até o ano de 2019. Para identificarmos as áreas curriculares abordadas nas pesquisas, foi essencial realizar uma leitura meticulosa do título, palavras-chave e, principalmente, o resumo que nos deu o aporte necessário para o conhecimento dos temas à luz do Projeto Político Pedagógico do Curso. Demonstra que a área curricular de Gestão de Documentos é uma tendência no campo da Arquivologia da UFPB, visto que abarca temas necessários para execução de práticas arquivísticas em organizações, e se apresenta como tema a ser pesquisado por acadêmicos que se interessam por ela. Conclui que a área com menor índice de pesquisa no curso é a de Organização e Tratamento da Informação Arquivística, algo que chama a atenção por conhecermos os estudos de organização e representação na Arquivologia como temas essenciais para o impacto da prática arquivística por parte dos futuros profissionais.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Áreas Curriculares; Trabalho de Conclusão de Curso. Arquivologia UFPB.
Referências
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.. Lei Nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011. Brasília, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 15 mar. 2020.
BRASIL, 2020 BRASIL. CGU. . PAINEL LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. 2020. Disponível em: http://paineis.cgu.gov.br/lai/index.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.
CRIVELLO, R. BIZELLO, M. L. A história da arquivologia no Brasil (1838-2012). Fuentes, La Paz, agosto/2012, V.6, n.21. Disponível em: http://www.revistasbolivianas.org.bo/pdf/fdc/v6n21/v6_n21_a05.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
SORDI, J. O. Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 25 – 105.
JARDIM, J. M. A pesquisa em Arquivologia: um cenário em construção. In: VALENTIM, M. L. P. Estudos avançados em Arquivologia (Org.). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 135-154.
LEÃO, L. M. Metodologia do Estudo e Pesquisa: facilitando a vida dos estudantes, professores e pesquisadores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MARQUES, A. A. C.; RONCAGLIO, C.; TOGNOLI, N. B.; BARROS, T. H. B. A pesquisa em Arquivos e Arquivologia no Brasil: análise dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. In: VENÂNCIO, R. P.; SILVA, W. A.; NASCIMENTO, A. (Org.). Ensino e pesquisa em arquivologia: cenários prospectivos. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2018. p. 489-506.
PRET, R. L.; CORDEIRO, R. I. N. Classificação, descrição e indexação em arquivos: diferenças e aproximações possíveis. In: BARROS, T. H. B.; SANTOS JÚNIOR, R. L.; CÂNDIDO, G. G. (Org.). A pesquisa e o ensino na Arquivologia: perspectivas na era digital. Belém: UFPA, 2019. p. 30 – 40.
SCHELLENBERG, T.R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira. 6ª ed, Rio de Janeiro; Editora FGV, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Departamento de Ciência da Informação. Projeto político pedagógico do curso de graduação em Arquivologia. João Pessoa, 2008. 72 p.
VENÂNCIO, R.; NASCIMENTO, A (Org.). Universidades & Arquivos: gestão, ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2012.