DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ESTUDO DE CASO NA PANDEMIA DO SARS-COV-2

Autores

  • Cintia Rafaela Da Silva Gomes Centro Universitário UNIESP
  • Rafaela Veloso Sobral Centro Universitário UNIESP
  • Pedro José Aleixo dos Santos Centro Universitário UNIESP
  • Lívia Poliana Santana Cavalcante Centro Universitário UNIESP

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral investigar os principais desafios enfrentados pelos professores da educação infantil durante o período de ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia e demonstrar soluções possíveis diante os problemas encontrados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa e quantitativa, realizada em duas escolas no município de Bom Jardim – PE, ou seja, um estudo de caso. Uma abordagem feita por meio da plataforma Google Forms, com profissionais da Educação Infantil, que atendem um total de 84 estudantes, com faixa etária entre dois a cinco anos de idade e mostra que essa nova metodologia de ensino remoto emergencial, impulsionou o uso de técnicas digitais para o desenvolvimento das aulas. Isso fez com que várias plataformas que antes não eram comumente utilizadas, passaram a incorporar a nova sala de aula virtual, entre eles: Google Meet e WhatsApp. A pesquisa tenta buscar dados por meio da aplicação de questionários sobre variados aspectos do  ensino e suas relativas dificuldades contando as evidências de forma organizacional para subsidiando as escolas quanto à melhoria do ensino em tempos de pandemia.

Palavras Chaves: Educação; pesquisa; ensino; tecnologia.

Biografia do Autor

Cintia Rafaela Da Silva Gomes, Centro Universitário UNIESP

Graduada em Licenciatura em Pedagogia vinculada ao UNIESP Centro Universitário.

Rafaela Veloso Sobral, Centro Universitário UNIESP

Graduada em Licenciatura em Pedagogia vinculada ao UNIESP Centro Universitário.

Pedro José Aleixo dos Santos, Centro Universitário UNIESP

Doutor em Recursos Naturais. Professor vinculado ao UNIESP Centro Universitário.

Lívia Poliana Santana Cavalcante, Centro Universitário UNIESP

Doutora em Recursos Naturais. Professora Orientadora vinculada ao UNIESP Centro Universitário.

Referências

ADRIÃO, M. A. V.; ARAÚJO, R. W. A.; PINHEIRO, C. S. Investigar/dialogar a respeito da educação básica pública em tempos de quarentena. In: Encontro Nacional Perspectivas Do Ensino De História - Perspectivas Web 2020, 11. 2020, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: ABEH, 2020. p. 1-11.

ANDRADE, M. M. Como Preparar Trabalhos Tara Cursos de Pós-Graduação: Noções Práticas. São Paulo; Atlas SA; 7 ed; 2008. 150 p.

ANJOS, C; PEREIRA, F. Educação Infantil em Tempos de Pandemia: Outros desafios Para os Direitos, as Políticas e as Pedagogias das Infâncias. Zero a Seis, v. 23, n. Especial, 2021.

BARRETO, A; ROCHA, D. Covid - 19 e Educação: Resistência, Desafios e (Im) possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf> Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.8060/1990. Brasília, 1990. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf> Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 24 de Jun de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/ CEB n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: < http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2021.

CODO, W. (org.) Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes/ Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 1999.

COUTO, E. S. Pedagogias das conexões: produções de conteúdos e redes de compartilhamento. In: SALES, M. V. S. (org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 57-78.

COVID-19 (OSE). 2020. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf>Acesso em: 21 jun. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama do município de Bom Jardim, Pernambuco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/bom-jardim/panorama> Acesso em: 21 jun. 2021.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. - São Paulo: Atlas, 2021.

NONATO, E. R. S.; SALES, M. V. S.; CAVALCANTE, T. R. C. Cultura Digital e Recursos Pedagógicos Digitais: Um Panorama da Docência na Covid-19. Revista Práxis Educacional, v.17, n.45, p. 1-25, abr./jun. 2021.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L.H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. In: Observatório Socioeconômico da

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, E.C.; SANTOS, R.F.F. WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e estudantes em tempos de aulas remotas: uso e suas implicações. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 10, 2021. Disponível em: < https://eventos.set.edu.br/simeduc/issue/view/32> Acesso em: 03 jul. 2021.

SANTOS, M. Os desafios da educação infantil no contexto da Pandemia Covid - 19. Integra EaD 2020. Campo Grande - MS. Outubro de 2020.

SANTOS. S. M. P. O lúdico na formação do Educador: Contribuições na educação infantil. 6º ed. Petrópolis, RJ: Vozes 1997.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.

SILVA, E. A. P.; ALVES, D. L. R.; FERNANDES, M. N. O papel do professor e o uso das tecnologias educacionais em tempos de pandemia. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10740-e10740, 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª Edição. São Paulo: Cortez, 2018.

UMBELINA, V. Redes sociais: aliadas ou vilãs da educação. Hipertextus Revista Digital, n. 9, 2012

VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. Ícone, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos