A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Autores
Ana Flávia Borba Coutinho
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Luciano Lima da Silva
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
Ao ingressar na faculdade os estudantes encontram saberes e métodos específicos do universo acadêmico, principalmente quando estão diante da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no primeiro período da graduação. Neste contexto, o presente estudo teve como questão central: como tornar a disciplina do trabalho científico significativa para os discentes do 1º Período do curso de Administração, sabendo que ela caracteriza-se em elaborar e estruturar textos científicos, respeitando regras, normas técnicas e linguísticas? O objetivo geral consistiu em analisar a aprendizagem significativa dos alunos de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Administração. Foram realizados estudos nas literaturas de Severino (2007), Maia (2008), Ausubel (1982) e Moreira (2003. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, na qual foi utilizado como coleta de dados um questionário, contendo 10 questões subjetivas, aplicado a 30 estudantes (identificados pela vogal E) do 1º período, matriculados na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, no turno da noite, na graduação em Administração, numa Instituição de Ensino Superior de João Pessoa - PB. Os dados mostraram que os discentes de administração compreendem a importância da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico para a sua vida acadêmica e profissional, e que a aprendizagem só foi possível mediante as orientações da professora e do monitor, os quais adotaram um plano pedagógico para suprir as dificuldades dos discentes. Conclui-se que houve um resultado positivo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, ao ponto destes atingirem um rendimento bom na disciplina, além de contribuírem com sugestões pedagógicas que visam à melhoria da docência da mesma.