DIAGNÓSTICO DE EMPRESA FAMILIAR: Estudo de caso na Expresso Litoral Turismo LTDA
Autores
Poliana Francisca da Silva
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Luciane Albuquerque Sá de Souza
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
Cerca de 90% das empresas são familiares, tendo como ponto de vista a tradição familiar ou afinidade quando se pensa em montar um negócio que surge a partir dos sonhos e dos valores pessoais dos fundadores. Este trabalho teve como objetivo geral apresentar um diagnóstico do contexto (interno e externo) da empresa familiar Expresso Litoral Turismo Ltda, a fim de permitir-lhe o alcance do desenvolvimento organizacional. Teve como fundamentação teórica a gestão de empresa familiar, conceitos e características, modelo dos três círculos e modelo tridimensional de desenvolvimento. O estudo, do tipo qualitativo, apresentou caráter bibliográfico, exploratório e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista, conduzida pessoalmente e guiada por roteiro. A pesquisa apresenta o modelo dos três círculos como parte de organização das empresas familiares, com três subsistemas independentes: gestão, propriedade e família. Verificou-se que toda empresa familiar progrediu até certo ponto no eixo de desenvolvimento da propriedade, outro ponto no eixo de desenvolvimento da família e ainda outro no eixo de desenvolvimento da empresa. Observou-se que embora a empresa apresente divisão de setores, o clima organizacional é positivo, além do bom relacionamento entre seus membros. Após a análise desse modelo, nota-se a grande relevância em relação a tais dimensões, em que podem ser adotadas melhorias na gestão de pessoal e no direcionamento das atividades desenvolvidas no âmbito da empresa.