VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO EM REFORMAS DE GRANDE PORTE – ESTUDO DE CASO
Resumo
Na atual conjuntura os processos de gerenciamento de obras têm se desenvolvido com o objetivo de otimizar o tempo e diminuir os custos. Este trabalho tem como objetivo estudar um desses processos: a terceirização. Ademais, torna-se viável a avaliação das vantagens e desvantagens da terceirização em reformas, principalmente as consideradas de grande porte. A metodologia se baseia na análise de referenciais bibliográficos sobre a terceirização específica nas obras e seus impactos positivos e negativos para a contratante e um estudo de caso de uma reforma interna em uma das lojas de uma rede brasileira de supermercados atacado-varejista. A pesquisa conseguiu obter como consequência uma comparação prática dos benefícios e prejuízos da terceirização, como resultou em opções de melhorias para que esses procedimentos sejam totalmente viáveis.Por fim, compreendendo que os processos práticos são necessários para potencializar a gestão, viabilizando a ação de externalizar um determinado serviço.
Palavras-chave: Construção civil; Terceirização; Vantagens; Desvantagens; Reformas.
Referências
ABREU, Angelúcia Sousa Batista de. Terceirização: um estudo de caso no Tribunal Superior do Trabalho. Brasília, p.20, 2006.
ANDRETA, Rachel Loreiro. Trabalho terceirizado: uma representação da formalidade precária? Da caracterização geral a especificidade do setor de limpeza em Santa Maria/RS no contexto dos anos 2000. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria Centro de ciências sociais e humanas, Santa Maria, 2016.
BANDEIRA, Renata Albergaria de Mello. Fatores de decisão de terceirização logística: Análise baseada na percepção dos executivos. Tese (Doutorado da Escola de Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
BARRETO, Aldo Branquinho. Terceirização na construção civil. Goiás, p. 1-11, 2010.
BRASIL, Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974. Trabalho temporário nas empresas urbanas. Diário Oficial da União,Brasília, DF, 3 de janeiro de 1974; 153º da Independência e 86º da República. - Seção 1 - 4/1/1974, Página 73.
BRASIL, Lei no 13.429, de 31 de março de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre otrabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasília, 31 de março de 2017; 196º da Independência e 129º da República. - Diário Oficial da União - Seção 1 - Edição Extra - 31/3/2017, Página 1.
BRASIL, Lei no 8.846, de 21 de janeiro de 1994. A emissão de documentos fiscais e o arbitramento da receita mínima para efeitos tributários. Diário Oficial da União,Brasília, DF, 21de janeiro de 1994; 173º da Independência e 106º da República.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Norma Regulamentadora Nº 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Previdência, 2020. Disponível em:https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-18-atualizada-2020.pdf/view. Acesso em: 13 de nov. de 2021.
CAZELATO, Fernanda Faria.Análise da correlação entre atrasos de cronograma e retrabalhos em obras de edifício de múltiplos apartamentos na região metropolitana de Curitiba.2014. 42f. Monografia (Especialização em Gerenciamento de Obras)- Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná. Curitiba, 2014.
DANTAS, Fernando Antônio Barreto. A terceirização como instrumento de gestão da administração pública. Memorial técnico- CONSAD.Brasília, p.7, 2012.
FAVRETTO, Sidnei R.A importância da terceirização nos processos produtivos no departamento de engenharia de projetos em uma indústria metal mecânica no oeste catarinense. Unidade Central de Educação Faem Faculdade- UCEFF.Santa Catarina. v.3, n.1 , 2019.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE
- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
IMHOFFL, Márcia Moraes; MORTARI, Aline Perico. Terceirização, vantagens e desvantagens para as empresas.Revista eletrônica de contabilidade curso deciências– UFSM- Ed.especial, julho. Santa Maria, p.89, 2005. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/contabilidade/article/view/6219/3720. Acesso em: 07 de out. de 2021.
JUNIOR, João Batista de Camargo; PIRES, Silvio Roberto Ignácio. Sistematização da implementação de outsourcing logístico por meio de práticas de gestão de projetos. São Carlos, v. 24, n. 2, p. 311,2017.
MULLER, Cláudio José. Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO- Modelo de Estratégias, Indicações e Operações). Tese (Doutorado em Engenharia)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
OLIVEIRA, Ana Maria de Souza Santana de. Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, 2010. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/93711/277052.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 de outubro de 2021.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Manual (pós-graduação) – Universidade Federal de Goiás, 2011. Catalão: UFG, 2011.
PACÍFICO, Carla Andréa Dalboni Costa; TENÓRIO, Marina Pinheiro Passos. Análise das vantagens e desvantagens da contratação de mão de obra terceirizada em uma construtora alagoana: um estudo de caso.Trabalho de conclusão de curso, Centro Universitário CESMAC. Alagoas,2017.
PIERUCCI, Antônio Flávio.A ética protestante e o ´´espírito`` do capitalismo. São Paulo: editora Schwarcz, 2004.
PRADO, Renato Lucio. Aplicação e acompanhamento da programação de obras de múltiplos pavimentos utilizando a técnica da linha de balanço. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, p.49, 2002.
SANTOS, Aline Silva; SILVA, Andressa Faustino da; SANTOS, Diego Dias dos; SANTOS, Tatiane Gomes dos; SILVA, Viviane Regina de Oliveira. Planejamento como processo administrativo.Trabalho de conclusão de curso, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. São Paulo, 2013.
SILVA, Marize Santos Teixeira Carvalho. Planejamento e controle de obras. 2011. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
SILVA, Márcio Gonzaga. Viabilidade econômica da terceirização dos serviços de armazenagem, manuseio e distribuição de materiais numa empresa do segmento educacional. Trabalho de conclusão de curso, Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.
SOUZA, Erasmo José de. A terceirização como foco do planejamento estratégico. Monografia Acadêmica, Faculdade de Ciências Aplicadas- FASA. Brasília, 2006.
SCHWARTZMAN, Simon; CASTRO, Claudio de Moura. Ensino, formação profissional e a questão da mão de obra.Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 563-624, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/B8Kb6jfXqvCrfrfpWWr8Wsm/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 07 de out. de 2021.
TERRA, Mateus Marcelino. Gestão de pessoas na construção civil: aspectos metodológicos e práticos.Monografia Acadêmica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.
THOMAZ, José Carlos. Reputação corporativa: construtos formativos e implicações para a gestão. Barueri- SP, p.6, 2010.