PERFIL DA POPULAÇÃO ATENDIDA NO PRONTO ATENDIMENTO IESP (PAI) ENTRE 2015 E 2017

Autores

  • Joalison Araújo Marinho Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Karelline Izaltemberg Vasconcelos Rosenstock Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • José Airton Bezerra Xavier José Airton Bezerra Xavier Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Rejane Henrique de Souza Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Alex da Silva Confessor Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

O Pronto Atendimento IESP (IESP) fornece um serviço de promoção, prevenção e proteção à saúde da comunidade acadêmica interna, presta suporte básico de vida, assim como, realiza educação permanente com colaboradores e acadêmicos do IESP. O objetivo deste estudo é identificar o perfil dos atendimentos realizados e as principais queixas da população atendida no PAI no período de outubro 2015 a outubro de 2017. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, documental e de natureza quali-quantitativa. O material do estudo foram as fichas dos atendimentos realizados no PAI com o público alvo composto por alunos e colaboradores da Instituição. Para a análise e interpretação dos dados coletados foi utilizado um software de apuração estatística. Os resultados apresentam-se, entre a população atendida, 80,6% pertenciam ao sexo feminino e 19,4% do masculino, a média de idade foi de 27 anos. Com relação à procura pelo PAI, 78% foi espontânea e 22% para acompanhamento de doenças como hipertensão arterial e diabetes. Dentre as queixas mais frequentes estão a cefaleia, sensação de alteração na pressão arterial ou glicemia, tontura, dor, náuseas e ferimentos para realização de curativos. Em vista do exposto, o conhecimento do perfil dos pacientes que chegam até a sala do PAI, pode ser de grande utilidade para usuários, para os profissionais, administradores e gestores, pois é possível fazer um diagnóstico e apontar medidas para minimizar os problemas de forma pontual e objetiva.

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos