O ROTACISMO E A INFLUÊNCIA ORAL-ESCRITA EM ALUNOS DA MODALIDADE EJA

Autores

  • Aline Monteiro Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
  • Leônidas José da Silva Junior Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino que minimizem o processo fonológico do Rotacismo nas produções textuais de alunos do 6 º Ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA. De maneira específica, a pesquisa buscou investigar a recorrência do Rotacismo e suas procedências; conscientizar os alunos acerca dos desvios ortográficos apresentados em função da oralidade; incentivar e orientar, por meio de atividades lúdicas e práticas, o aperfeiçoamento da escrita. Esse estudo fundamentou-se em pesquisas como as de Roberto (2016); Silva (2015); Soares (2012), Hora e Matzenauer (2017), Seara (2011), Bisol (1974- 1996), Bagno (2007), dentre outros. A metodologia desta pesquisa foi aplicada a uma escola da rede pública estadual da Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas para sondagem, reflexão, construção e reconstrução dos textos escritos além da produção de material didático. Como resultado da intervenção, observou-se um resultado positivo quanto à redução na proporção das ocorrências do Rotacismo ao final das atividades realizadas.

 

Palavras-chave: Rotacismo; Fonologia; Educação de Jovens e Adultos; Relação oralidade-escrita.

Referências

ALVES, U. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, Regina Ritter et al. Consciênciados sons da língua. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

CAGLIARI, L. Alfabetização e ortografia. In: Educar. Curitiba: EDIUFPR, 2002.

CAGLIARI, L. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1999.

CAMÕES, L. V. Os Lusíadas: 1572. 2000.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

BORTONI-RICARDO, S. M. O impacto da sociolinguística na educação. In: Bortoni-Ricardo, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

BORTONI-RICARDO, S. M. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. Belo Horizonte, 2006.

COSTA, L. Estudo do rotacismo: variação entre as consoantes líquidas. Porto Alegre, 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós - Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FARACO, C.; ZILLES, A. Pedagogia da variação linguística: língua, variedade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

HORA, D.; MATZENAUER, C. Fonologia, fonologias: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017.

MOLLICA, M.; LOUREIRO, F. Aportes sociolinguísticos à alfabetização. In:

NETO, E. A sociolinguística. In: MOLICA, M. C. Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia. São Paulo: Contexto, 2009.

OWENS, JR., R. Language Development: An Introduction. Hoboken: Pearson Education, 2012,

ROBERTO, T. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RONCARATI, C.; ABRAÇADO, J. (Orgs.). Português brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. Rio de Janeiro: EduFF, 2008, p. 223-228.

SEARA, I. Fonética e fonologia do português brasileiro. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Edição

Seção

Artigos