A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Autores

  • Ana Lucia da Silva Ferreira Centro Universitário UNIESP
  • Ana Paula da Silva Ferreira Centro Universitário UNIESP
  • Maria José da Silva Ferreira Centro Universitário UNIESP
  • Márcia de Albuquerque Alves Centro Universitário Uniesp

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar como o trabalho docente afetivo pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem da criança. Para tanto, dialoga com autores como Paulo Freire (1996, 2005, 2011), Jean Piaget (1976,1985), Lev Vygotsky (2000, 2003), Henri Wallon (1954,1979), entre outros. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa, a qual perpassa pela pesquisa em livros e Artigos científicos. Como resultado, foi apresentado ao final da pesquisa uma proposta pedagógica referente a Pedagogia da Afetividade, uma vez que identificamos como é importante a adoção desta atividade sem implicar na dinâmica do planejamento da turma.

 

Palavras-chaves: Afetividade; Aprendizagem; Educação infantil; Pedagogia.

Biografia do Autor

Ana Lucia da Silva Ferreira, Centro Universitário UNIESP

Graduade do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIESP 

Ana Paula da Silva Ferreira, Centro Universitário UNIESP

Graduade do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIESP 

Maria José da Silva Ferreira, Centro Universitário UNIESP

Graduade do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIESP

Márcia de Albuquerque Alves, Centro Universitário Uniesp

Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIESP. E-mail: marciaalbq@iesp.edu.br

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Publicado

2022-12-14

Edição

Seção

Artigos