A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DEBATE: DO CONCEITO AO DIAGNÓSTICO

Antonio Luiz da Silva, Heloisa de Freitas Pacífico, Patrícia Simplício da Silva, Karla Alves Carlos, Ana Maria Andrade de Meneses, Tarcisio Almeida Menezes, Rodrigo Souza da Silva

Resumo


Reconhece-se que a Deficiência Intelectual – DI tem sido muito discutida na literatura especializada dos transtornos do neurodesenvolvimento. Contudo, ainda é possível observar muitas ambiguidades conceituais e até equívocos no processo de diagnósticos desse transtorno. Como a DI geralmente surge em idade escolar, é possível que ela seja confundida e classificada erroneamente como sendo um transtorno de aprendizagem. Da mesma maneira, a dificuldade escolar pode ser interpretada de forma equivocada como sendo deficiência intelectual. Neste ensaio toma-se como objetivo discutir os pilares norteadores para o entendimento da DI. Serão apresentados o conceito, a prevalência, a etiologia da deficiência intelectual, bem como a presença de comorbidade nesse grupo. Serão discutidos, de forma mais detalhada, os três critérios essenciais para o estabelecimento do diagnóstico de DI.

 

Palavras-chave: Deficiência; Cognição; Diagnóstico.


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