A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DEBATE: DO CONCEITO AO DIAGNÓSTICO

Autores

  • Antonio Luiz da Silva Centro Universitário UNIESP
  • Heloisa de Freitas Pacífico FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – João Pessoa- PB
  • Patrícia Simplício da Silva FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência- João Pessoa-PB
  • Karla Alves Carlos FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência em João Pessoa – PB
  • Ana Maria Andrade de Meneses FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência em João Pessoa – PB
  • Tarcisio Almeida Menezes FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência. João Pessoa – PB
  • Rodrigo Souza da Silva Assembleia Legislativa da Paraíba

Resumo

Reconhece-se que a Deficiência Intelectual – DI tem sido muito discutida na literatura especializada dos transtornos do neurodesenvolvimento. Contudo, ainda é possível observar muitas ambiguidades conceituais e até equívocos no processo de diagnósticos desse transtorno. Como a DI geralmente surge em idade escolar, é possível que ela seja confundida e classificada erroneamente como sendo um transtorno de aprendizagem. Da mesma maneira, a dificuldade escolar pode ser interpretada de forma equivocada como sendo deficiência intelectual. Neste ensaio toma-se como objetivo discutir os pilares norteadores para o entendimento da DI. Serão apresentados o conceito, a prevalência, a etiologia da deficiência intelectual, bem como a presença de comorbidade nesse grupo. Serão discutidos, de forma mais detalhada, os três critérios essenciais para o estabelecimento do diagnóstico de DI.

 

Palavras-chave: Deficiência; Cognição; Diagnóstico.

Biografia do Autor

Antonio Luiz da Silva, Centro Universitário UNIESP

Licenciatura e Formação de Psicólogo pela UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Antropologia - UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Psicologia - UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalhador da FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência e do ICPAC – Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. João Pessoa – PB.

Heloisa de Freitas Pacífico, FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – João Pessoa- PB

Graduada em Psicologia, Mestra e doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Aperfeiçoamento em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo USP- Ribeirão Preto. Psicóloga da FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – João Pessoa- PB.

Patrícia Simplício da Silva, FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência- João Pessoa-PB

Graduada em Psicologia pelo UNIPÊ/PB – Centro Universitário de João Pessoa de João Pessoa. Especialista em Psicologia Positiva pelo CINTEP – Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Especialista em Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio – EAD- Instituto Vita Alere- São Paulo- SP. Psicóloga na FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência- João Pessoa-PB. Psicóloga em consultório particular em João Pessoa-PB.

Karla Alves Carlos, FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência em João Pessoa – PB

Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Psicóloga da FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência em João Pessoa – PB.

Ana Maria Andrade de Meneses, FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência em João Pessoa – PB

Graduada em Psicologia pelo UNIPE – Centro Universitário de João Pessoa. Especialista em Psicologia Social. Supervisão em Psicologia Escolar e Psicodiagnóstico. Psicóloga da FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência em João Pessoa – PB.

Tarcisio Almeida Menezes, FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência. João Pessoa – PB

Graduado em Psicologia; Mestre em Saúde Coletiva e doutorando em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Assessor Especial da FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência. João Pessoa – PB.

Rodrigo Souza da Silva, Assembleia Legislativa da Paraíba

Graduado em Fisioterapia pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direito pela Faculdade Internacional da Paraíba. Especialista em saúde pública. Servidor público no setor médico da Assembleia Legislativa da Paraíba.

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Publicado

2022-12-14

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Artigos