ENSINO DE HISTÓRIA EM ACESSO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE O USO DE FERRAMENTAS

Autores

  • Amanda Thays Cavalcante de Albuquerque Universidade Estadual da Paraíba
  • Márcia de Albuquerque Alves Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
  • Marinita Moreira Cordeiro Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Resumo

O mundo no ano de 2020 foi afetado diretamente pela Covid-19 e do dia para a noite assistimos diante dos nossos olhos a vida inteira mudar. A Educação Básica se tornou de acesso remoto e tivemos que nos reinventar. A escola entrou nas casas dos professores e dos alunos. E uma questão surgiu? Como ministrar aula de História por meio de acesso remoto, despertando o interesse e cumprindo com o planejamento do ano letivo? Esta é a inquietação que se colocou para cada docente deste país, e a qual se tornou o fio condutor das nossas inquietações. A fundamentação teórica que embasa esta discussão perpassa o diálogo com autores como Caime (2006; 2015), Bacich e Moran (2018), Cerri (2011), Freire (2020), entre outros. O caminho metodológico adotado é referente a uma pesquisa bibliográfica (exploratória, descritiva e explicativa) e de observação de experiências vivenciadas pelas autoras. Enquanto resultado identificamos que tivemos inúmeras dificuldades, mas aprendizados significativos. A desigualdade não foi inventada, mas foi intensificada na Educação brasileira.

 

Palavras-chave: Ensino de História; Ensino Remoto; Aprendizagem; Ferramentas digitais; Covid-19.

Biografia do Autor

Amanda Thays Cavalcante de Albuquerque, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Márcia de Albuquerque Alves, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Marinita Moreira Cordeiro, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Referências

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos