UTILIZAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGIA DO BRANDING SENSORIAL

Bruno Xavier da Silva, Luciane Albuquerque Sá de Souza

Resumo


O marketing trabalha com a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais e, mais especificamente, o branding sensorial procura despertar os sentidos, com intuito de atingir a memória do consumidor. Com base no exposto, este artigo tem como objetivo geral, analisar como as lojas do Manaíra Shopping estão utilizando a estratégia do marketing olfativo. Além de uma pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo, cujo objeto principal de pesquisa foi representado por todas as lojas do Manaíra Shopping, exceto as do ramo alimentício. A conclusão geral dessa pesquisa apontou três perspectivas: a primeira é que a maioria das lojas não utiliza a estratégia do marketing olfativo; a segunda perspectiva é que as poucas lojas que utilizam algum tipo de aromatizante na loja executam isso de maneira inadequada em relação à estratégia do marketing olfativo, banalizando o termo. Já a última perspectiva foi de longe a mais satisfatória, ao se constatar que a loja na qual foi aplicada a entrevista, no caso a mmartan, realmente investe nesta estratégia, sabendo que isto tem um retorno para ela, não só de valor de marca, mas também um retorno de vendas, que vem atrelado à fidelidade dos consumidores.

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Revista Campo do Saber

ISSN: 2447-5017

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