PERCEPÇÃO SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS E O BEM-ESTAR SUBJETIVO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Hugo Thaynan da Silva Araújo Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
  • Mary Dayane Souza Silva Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
  • Adriana Sousa Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Resumo

O uso das redes sociais tem facilitado a comunicação direta e indireta entre as pessoas, seja no âmbito profissional, seja no acadêmico, seja no pessoal. Tal interação pode influenciar a maneira como os indivíduos definem a satisfação com a sua vida e, consequentemente, seu bem-estar. Este estudo tem o objetivo de analisar o uso das redes sociais e o bem-estar subjetivo em estudantes universitários do alto sertão Paraibano. A amostra foi composta por 100 estudantes universitários de graduações distintas de uma instituição pública no alto sertão da Paraíba. A coleta dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP) e da Escala de bem-estar subjetivo (EBES) validada por Albuquerque e Tróccoli (2004). Os dados foram obtidos por meio de um questionário online, enviado aos universitários pelas redes sociais, e analisados a partir dos softwares IRAMUTEQ, e SPSS, versão 7 e 21, respectivamente. Os resultados indicam o uso das redes sociais pelos alunos como ferramenta de comunicação, informação e propagação de conhecimento e sua relação com o bem-estar subjetivo como uma construção de julgamentos do próprio individuo sobre sua felicidade e satisfação com a vida. Ademais, acredita-se que as redes sociais são capazes de influenciar no bem-estar subjetivo dos universitários, de forma tanto positiva quanto negativa, pois a satisfação destes com a vida pode sofrer influência a partir do que é visto e postado nas redes sociais, seja por este ou por aqueles que integram seu ciclo social.

Palavras-chave: Redes Sociais; Bem-Estar; Bem-Estar Subjetivo; Universitário.

Biografia do Autor

Hugo Thaynan da Silva Araújo, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. 

Mary Dayane Souza Silva, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Professora do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.  

Adriana Sousa Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 

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Publicado

2021-06-07

Edição

Seção

Artigos