O USO DO GOOGLE DOCS PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

  • Estêvão Domingos Soares de Oliveira Centro Universitário UNIESP
  • Fernanda Karla Fernandes da Silva Góes Centro Universitário UNIESP

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do uso do Google Docs para a aprendizagem colaborativa. A experiência foi realizada durante o curso online Tecnologias Google para Educação, que teve como objetivo apresentar como as ferramentas Google podem contribuir para criar cenários de aprendizagem inovadores. O curso foi realizado em 2019, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu público se constituiu por professores de instituições de ensino, públicas e privadas, bem como licenciandos, resultando num total de 25 pessoas. A aprendizagem colaborativa, segundo Torres e Irala (2007) recusa vigorosamente a metodologia que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, é defendida no meio educacional pelo reconhecimento de sua potencialidade de promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Partindo desse entendimento acerca da aprendizagem colaborativa, serão discutidas as contribuições que a ferramenta Google Docs fornece para a utilização dessa metodologia. Para a identificação das contribuições da ferramenta, foi analisada uma atividade desenvolvida durante o curso. Denominada de Leitura colaborativa, ela teve como proposta a leitura e construção de um diálogo acerca de um determinado texto. Como resultado concluiu-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem pautado na aprendizagem colaborativa. O Google Docs possui meios que tornam a aprendizagem mais significativa, e ao mesmo tempo favorece a interação e compartilhamento de saberes entre alunos e professor.Palavras-chave: Educação, Aprendizagem colaborativa, Google Docs.

Referências

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade, São Paulo: Cortez, 1991.

LORENZONI, Marcela. Aprendizagem colaborativa para alunos protagonistas, disponível em http://info.geekie.com.br/aprendizagem-colaborativa-protagonistas, 2014. Acesso em 28 de Maio de 2021.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, disponível em http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf, 2004. Acesso em 28 de Maio de 2021.

Comunidade de Práticas. Apresentação aprendizagem colaborativa, disponível em http://pt.slideshare.net/comunidadedepraticas/apresentacao-aprendizagem-colaborativa-53081235, 2015. Acesso em 28 de Maio de 2021.

MARRIOTT, R. C.; TORRES, P. L. Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Curitiba: Senar-PR, 2007.

Publicado
2021-06-07
Seção
Artigos