O USO DO GOOGLE DOCS PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Estêvão Domingos Soares de Oliveira, Fernanda Karla Fernandes da Silva Góes

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência do uso do Google Docs para a aprendizagem colaborativa. A experiência foi realizada durante o curso online Tecnologias Google para Educação, que teve como objetivo apresentar como as ferramentas Google podem contribuir para criar cenários de aprendizagem inovadores. O curso foi realizado em 2019, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu público se constituiu por professores de instituições de ensino, públicas e privadas, bem como licenciandos, resultando num total de 25 pessoas. A aprendizagem colaborativa, segundo Torres e Irala (2007) recusa vigorosamente a metodologia que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, é defendida no meio educacional pelo reconhecimento de sua potencialidade de promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Partindo desse entendimento acerca da aprendizagem colaborativa, serão discutidas as contribuições que a ferramenta Google Docs fornece para a utilização dessa metodologia. Para a identificação das contribuições da ferramenta, foi analisada uma atividade desenvolvida durante o curso. Denominada de Leitura colaborativa, ela teve como proposta a leitura e construção de um diálogo acerca de um determinado texto. Como resultado concluiu-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem pautado na aprendizagem colaborativa. O Google Docs possui meios que tornam a aprendizagem mais significativa, e ao mesmo tempo favorece a interação e compartilhamento de saberes entre alunos e professor.

Palavras-chave: Educação, Aprendizagem colaborativa, Google Docs.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade, São Paulo: Cortez, 1991.

LORENZONI, Marcela. Aprendizagem colaborativa para alunos protagonistas, disponível em http://info.geekie.com.br/aprendizagem-colaborativa-protagonistas, 2014. Acesso em 28 de Maio de 2021.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, disponível em http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf, 2004. Acesso em 28 de Maio de 2021.

Comunidade de Práticas. Apresentação aprendizagem colaborativa, disponível em http://pt.slideshare.net/comunidadedepraticas/apresentacao-aprendizagem-colaborativa-53081235, 2015. Acesso em 28 de Maio de 2021.

MARRIOTT, R. C.; TORRES, P. L. Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Curitiba: Senar-PR, 2007.




Revista Campo do Saber

ISSN: 2447-5017

Centro Universitário Uniesp

Rodovia BR 230, Km 14, s/n, Morada Nova. Cabedelo - PB. CEP 58109-303