DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM BASEADO EM CONCEITOS

Estêvão Domingos Soares de Oliveira, Fernanda Karla Fernandes da Silva Góes

Resumo


O uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na educação tem crescido bastante nos últimos anos, muito em razão da expansão dos cursos na modalidade à distância. Em virtude da grande quantidade de alunos nessa modalidade atuando no AVA, um grande volume de dados é gerado. Assim, para obter-se um bom modelo de avaliação de aprendizagem faz-se necessário uma análise desses dados. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar resultados da aplicação de um modelo de Learning Analytics orientado a conceitos. Para isso, propomos uma metodologia de avaliação da aprendizagem por meio de visualização de dados que utiliza a atividade do tipo questionário, disponível no Moodle, aliada a um conjunto de conceitos.

Palavras-chave: Educação a Distância, Learning Analytics, Avaliação.


Texto completo:

PDF

Referências


Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2019/2020. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2021.

BROWN, M. Learning Analytics: moving from concept to practice. Educause Learning Initiative, 2012.

CHATTI, M. A.; DYCKHOFF, A. L.; SCHROEDER, U.; THÜS, H. A reference model for Learning Analytics. In: International Journal of Technology Enhanced Learning, v. 4, n. 5, p. 318-331, 2012.

CLOW, D. The Learning Analytics cycle: closing the loop effectively. In: Proceedings of the 2nd International Conference on Learning Analytics and Knowledge. ACM, p. 134-138, 2012.

FERREIRA, S. A.; ANDRADE, A. Desenhar e Implementar um sistema de Learning Analytics no Ensino Superior. In.: Gestão e Desenvolvimento, 2013.

st International Conference on Learning Analytics and Knowledge 2011. Tekri - Athabasca University, 2021. Disponível em https://tekri.athabascau.ca/analytics/. Acesso em 06 de maio de 2021.

MATTAR, J. Design Educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

NUNES, I. D.; GOMES, A.; SCHIEL, U. Aplicação de Learning Analytics ao Design Instrucional. In: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Dourados/MS, 2014.

RIGO, S. J.; CAZELLA, S. C. Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. Vol. 22, N. 1, 2014.

VALENTIM, F. O. D.; OLIVEIRA, A. A. S. Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum. Rev. Diálogo Educ, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Campo do Saber

ISSN: 2447-5017

Centro Universitário Uniesp

Rodovia BR 230, Km 14, s/n, Morada Nova. Cabedelo - PB. CEP 58109-303