GESTÃO DE CUSTOS: A CONTRIBUIÇÃO DO COST DEPLOYMENT NO PROCESSO DE GESTÃO DAS PERDAS EM UMA INDÚSTRIA LOCALIZADA EM GOIANA - PE

Autores

  • Vitor Freitas de Araujo Centro Universitário UNIESP
  • Ricardo da Silva Pereira Centro Universitário UNIESP

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo demonstrar qual a contribuição que a aplicação da ferramenta estratégica Cost Deployment pode dar ao processo de gestão de perdas em uma indústria. A metodologia utilizada foi definida como sendo um estudo de campo de natureza quantitativa, com uma análise dos custos através da ferramenta Cost Deployment em uma indústria localizada na cidade de Goiana-PE. Para fundamentar esta pesquisa foram abordados assuntos como: contabilidade gerencial x contabilidade de custos, descrevendo o cost deployment, e a estrutura do cost deployment. Os resultados afirmam que o cost deployment auxilia a empresa na tomada de decisões pois ela prioriza quais as ações podem ser realizadas para alcançar o resultado esperado de uma forma mais concreta, garantindo que os resultados que foram propostos no início serão alcançados no final do processo.

Palavras-Chaves: Controle de Custos. Cost Deployment. Ataque de Perdas. WCM

Referências

BORGES, Richardson Coimbra; E OLIVEIRA, Elton Henrique de; A OLIVEIRA, Alessandro Silva de. Estudo da implantação do pilar controle da qualidade da metodologia world class manufacturing (wcm) em uma empresa do setor automotivo no sul de minas gerais. 2013

BUCANEVE, Fabrizio. Implementação da metodologia costdeployment: estudo de caso em uma empresa do segmento de caminhões. 2016.

CHIARINI, Andrea; VAGNONI, Emidia. Fabricação de classe mundial pela Fiat. Comparação com Toyota Sistema de Produção a partir de uma gestão estratégica, contabilidade gerencial, operações dimensão de gerenciamento e medição de desempenho. 2014

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes; tradução: Magda Lopes; revisão técnica: Dirceu da Silva – Porto Alegre: Penso, 2013.

GARBE, M. & OLAUSSON, R. Avaliação de modelos de custo de fabricação - Uma avaliação de fabricação Modelo de custo para uma linha de montagem e uma avaliação de um método de coleta de dados. Lund: Universidade de Lund, 2014.

Garner, S.P. Evolução da Contabilidade de Custos para 1925. Alabama: University of Alabama Press. 1954

INTERNET INNOVATION. Saiba o que é KPI e entenda sua importância para a análise em marketing digital, 2016. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/saiba-o-que-e-kpi-e-entenda-sua-importancia-para-analises-em-marketing-digital/> Acesso em: março 2020.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da

ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Littleton, A. Evolução contábil para 1900. Nova York: American Institute Publishing Co. 1933

LORANDI, JoisseAntonio; BORNIA, Antonio Cezar. Metodologia do custeio-alvo canalizado com o do QFD (qualityfunctiondeployment). Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 16, n. 2, p. 96-115, 2011.

MAFFEI, Daniel. Costdeployment, ferramenta que orienta e prioriza os projetos de melhoria contínua. 2017.

MARION, José Carlos; RIBEIRO, Osni Moura. Introdução a Contabilidade gerencial. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva 2014.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos - 9. ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA ROSA, Bruno et al. SISTEMA DE SEGURANÇA DE RÁPIDA IMPLANTAÇÃO E ACESSO AS INFORMAÇÕES PARA MONITORAMENTO DE AMBIENTE FÍSICO UTILIZANDO SOFTWARE EMBARCADO E TEMPO REAL. In: Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education. 2013. p. 163-167.

OLIVEIRA, Jorge Miguel Costa. Cost management in new product development in startups. 2018. Tese de Doutorado. Universidade do Minho.

PLEXUS, Interaction; AUTOMÓVEIS S/A, Fiat. Guia de Consulta - Metodologias WCM FIAT: CPI - Percurso Formativo - Formação de CPI. 02. ed. Betim - MG, Brasil: [s.n.], 2010.

PRATES, GLAUCIA APARECIDA. Métodos de Custeio–Alvo (Target Costing) e Kaizen (Kaizen Costing) apoiado por QFD (QualityFunction Deployment) como ferramentas para redução de custos no desenvolvimento de produtos e na produção. Nucleus, v. 11, n. 1, 2014.

STAL, Eva. Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 7, n. 3, p.120 -149, 2010.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica. - 30.ed.-São Paulo: Saraiva, 2017.

SCOTT, D.R. O significado cultural das contas. Henry Holt e companhia. 1931.

SILVA, Marcel Salvioni da; FRUETT, Fabiano. Monitoramento ambiental através de rede de sensores sem fio de baixo custo. 2013.

SILVA, João Pedro Barros. Xvisordeploymentunder Zynq-7000. Tese de Doutorado. Universidade do Minho. 2017.

VICENCOTI, Paulo Eduardo Vilchez; NEVES, Silverio das. 1948- Contabilidade de custos – 11. ed., rev. e atual. – São Paulo: Saraiva 2013.

Womack, J., Jones, D. T. & Roos, D. The machine that changes the world, Rawson Associates, NY. 1990

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Artigos