O MERCADO CONTÁBIL E OS NOVOS RUMOS DA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES

Autores

  • Luciana Tamiro Ferreira dos Santos Centro Universitário UNIESP
  • Mayra Cinara de Oliveira Tabosa Centro Universitário UNIESP

Resumo

O mercado contábil passa por constante evolução na forma de desenvolver seus trabalhos, essas mudanças são necessárias para os futuros profissionais alcançarem seus lugares frente ao mercado, mas ainda assim, os atuantes precisam manter constante vigilância nas necessidades de cada momento e continua desenvolvendo suas habilidades com eficiência, carecem que estejam preparados e em constante evolução nas capacitações, tendo em vista um mercado desafiador. Esta pesquisa buscou avaliar a percepção dos alunos concluintes do curso de ciências contábeis sobre o mercado de trabalho nas áreas contábeis da atualidade, obtendo dados que revelam a percepção perante o mercado e em quais atividades estes sentem-se habito para exercerem a profissão. A metodologia teve como tipologia uma pesquisa exploratória quantos aos fins, e descritiva pois descreve a pesquisa de campo que utilizou como instrumento o questionário. Ainda assim, identificou as áreas de perito com 57,8% e 13,3% controladoria contábil como as de menores habilidades para atuarem, cada vez mais reafirmamos que é fundamental está qualificado. Os desafios apontados na área de contabilidade foram elegidos como maior dificuldade a falta de conhecimento e o pouco domínio com relação as tecnologias. Cada vez mais desafiador a área para seus profissionais. Ainda assim, identificou se em sua maioria que houve influência da Covid 19 na forma de trabalhar durante este periódico pandêmico. Conclui-se que na percepção dos alunos concluintes com relação ao mercado de trabalho é necessário ser otimista e desafiador.

Palavras-Chaves: Contador, Perfil do contador, Papel atual do contador, Trajetória.

Referências

AGÊNCIA DE NOTÍCIA CNI. O avanço da tecnologia e as transformações na sociedade. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/paulo-afonso-ferreira/o-avanco-da-tecnologia-e-as-transformacoes-na-sociedade/. Acesso em: 07 Jun. 2020.

BRASIL ESCOLA. Fundamentos da Evolução Histórica da Ciência Contábil. Disponível em https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/fundamentos-evolucao-historica-ciencia-contabil-1.htm. Acesso em: 19 de Abr. de 2020.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Carteira de Trabalho Digital. Disponível em https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/. Acesso em: 17 de Maio de 2020.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE ALAGOAS. Uma reflexão sobre os impactos da tecnologia na Contabilidade. Disponível em https://cfc.org.br/destaque/uma-reflexao-sobre-os-impactos-da-tecnologia-na-contabilidade/. Acesso em 18: de Mar. de 2020.

CONTÁBEIS. A tecnológica na área contábil: Impacto empresarial. Disponível em https://www.contabeis.com.br/artigos/5036/a-tecnologica-na-area-contabil-impacto-empresarial/. Acesso em: 17 de Maio de 2020.

CONTÁBEIS. O Profissional Contábil e o Exercício da Docência. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/artigos/4071/o-profissional-contabil-e-o-exercicio-da-docencia/ Acesso em : 06 de jun. de 2020.

CONTADORES.CNT.BR. A Evolução Da Contabilidade: contabilidade manual á tecnológica. Disponível em https://contadores.cnt.br/noticias/artigos/2014/09/30/a-evolucao-da-contabilidade-contabilidade-manual-a-tecnologica.html. Acesso em: 08 de Ago. de 2019.

CRCCE. A profissão Contábil. Disponível em: <https://crc-es.org.br/a-profissao-contabil> Acesso em: 23 de Jun. de 2020.

CRCCE. Perícia Contábil. Disponível em: http://www.crc-ce.org.br/fiscalizacao/informacoes-importantes/pericia-contabil/. Acesso em: 31 de Mar. de 2020.

E GUIA DO ESTUDANTE. O que faz um consultor em contabilidade? Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/o-que-faz-um-consultor-em-contabilidade/> Acesso em 07 de Jul. de 2020.

FACULDADE MACHADO DE ASSIS. Teoria de Contabilidade: evolução histórica da contabilidade. Disponível em http://www.famanet.br/Ambientes/cc/PDF/mat_teoria_contabilidade.pdf> Acesso em 27 de Fev. de 2020.

GRUPO BLB BRASIL. Planejamento tributário: estratégia e economia para empresas. Disponível em:<https://www.blbbrasil.com.br/blog/planejamento-tributario-estrategico/> Acesso em: 30 de Mar. de 2020.

Portal São Francisco. HISTORIA DA MOEDA, Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-da-moeda>, acessado 18 de Abr. de 2020.

INFOJOBS. Consultor Contábil. Disponível em <https://www.infojobs.com.br/artigos/Consultor_Cont%C3%A1bil__2175.aspx Acesso em 24 de Mar. de 2020.

IPOG BLOG. Como iniciar sua consultoria contábil? Disponível em <https://blog.ipog.edu.br/contabilidade/como-iniciar-sua-consultoria-contabil/>. Acesso em 24 de Mar. de 2020.

JORNAL DE CONTÁBIL REDE. Conheça as diferenças entre contador e empresário contábil. Disponível em <https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-as-diferencas-entre-contador-e-empresario-contabil/>. Acesso em 08 de Jun. de 2020.

JORNAL DE CONTÁBIL REDE. Conheça A Origem E A História Da Contabilidade. Disponível em <https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-origem-e-historia-da-contabilidade/>. Acesso em 19 de Abr. de 2020.

JORNAL DE CONTÁBIL REDE. Contabilidade 4.0: Como o contador deve se adaptar aos novos papeis da profissão? Disponível em <https://www.jornalcontabil.com.br/contabilidade-4-0-como-o-contador-deve-se-adaptar-aos-novos-papeis-da-profissao/>. Acesso em: 23 de Mar. de 2020.

JORNAL DE CONTÁBIL REDE. ECD e ECF: Atenção as principais mudanças para 2020. Disponível em <https://www.jornalcontabil.com.br/ecd-e-ecf-atencao-as-principais-mudancas-para-2020/>. Acesso em 17 de Maio de 2020.

JORNAL DE CONTÁBIL REDE. Você sabe qual a função do contador? Conheça tudo sobre essa carreira. Disponível em < www.jornalcontabil.com.br/voce-sabe-qual-a-funcao-do-contador-conheca-tudo-sobre-essa-carreira//>. Acesso em 28 de Maio de 2020.

MANUAL DE PERICIAS. Laudo e parecer técnico. Disponível em:<https://www.manualdepericias.com.br/laudo-e-parecer-tecnico/> Acesso em 31 de Mar. de 2020.

OC CONTABILIDADE. A Importância Da Consultoria Contábil. Disponível em <https://www.contabilidadeoc.com.br/single-post/2017/08/15/A-import%C3%A2ncia-da-Consultoria-Cont%C3%A1bil> . Acesso em 24 de Mar. de 2020.

PORTAL DA AUDITORIA. Introdução À Auditoria Contábil. Disponível em <https://portaldeauditoria.com.br/introducao-auditoria-contabil/>. Acesso em 24 de Mar. de 2020.

PORTAL DA CLASSE CONTÁBIL. Perspectiva da Profissão Contábil no Brasil. Disponível em: <https://classecontabil.com.br/perspectiva-da-profissao-contabil-no-brasil/> Acesso 008 de Jun. de 2020.

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL–SPED. ECD. Disponível em <http://sped.rfb.gov.br/projeto/show/273>. Acesso em 17 de Maio de 2020.

YOSHITAKE, Mariano. et al. O Papel do Contador como Consultor nas Micro e Pequenas Empresas. Disponível em <https://www.sindcontsp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/13-O-papel-do-Contador.pdf>. Acesso em 23 de Maio de 2020.

ZANLUCA Julio César, ZANLUCA Jonatan de Sousa. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE. Disponível em <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm>. Acesso em 19 de Abr.de 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Artigos