MARKETING DE GUERRILHA: estudo de sua aplicação como estratégia de posicionamento de marca

Autores

  • Lucas Tarelho Mantovani Centro Universitário UNIESP
  • Alessandro Pinon Leitão Centro Universitário UNIESP
  • Antonia Lucineide F. De Lima Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Está a cada dia mais desafiador para as empresas posicionarem sua marca no mercado. Em um mundo amplamente globalizado e com sua tecnologia avançando a cada segundo, anúncios em todos os lugares, milhares de comerciais, uma grande quantidade de publicidade é entregue todos os dias para os consumidores. Eles não são capazes de digerir toda essa informação, acabam apenas se lembrando de uma pequena parcela e o resto é esquecido ou pior, sequer notado. Assim, o Marketing de Guerrilha surge como uma estratégia que traz campanhas inovadoras, criativas, interessantes e que, por sua vez, chamam a atenção do público. Pelo conteúdo criado ser interessante, outro fenômeno é identificado e analisado: o compartilhamento orgânico do conteúdo. Dessa forma, a marca é ainda mais exposta em níveis ilimitados, tendo em mente a grandeza das redes sociais. Para entender e analisar a utilização do Marketing de Guerrilha, mais especificamente no mercado paraibano, foi realizada uma pesquisa em caráter exploratório com método qualitativo. Profissionais de marketing atuantes no mercado local foram interrogados sobre seus conhecimentos, experiências e opiniões sobre o Marketing de Guerrilha e, posteriormente, analisados com base na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Com o estudo e o processamento dos dados coletados, foram evidenciados fatos que indicam a utilização de tal estratégia e sua aprovação. Assim, o Marketing de Guerrilha se mostrou ser uma excelente opção para estratégia de posicionamento de marca no mercado do mundo atual.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos