Aprendizagem por projetos: a utilização do computador como ferramenta pedagógica na educação de jovens e adultos

  • Leandro de Almeida UNEMAT
  • Danielle de Souza Fernandes e Silva UNEMAT

Resumo

A utilização de computadores na educação de jovens e adultos se tornou uma necessidade, uma vez que eles estão presentes em vários segmentos da sociedade, e as competências desenvolvidas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos remetem ao mundo do trabalho, pois as novas tecnologias funcionam como ferramentas de acesso à informação, interação social e profissional. Diante deste fato, buscou-se apresentar, neste trabalho, resultados de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade se constituiu no estudo da informática educativa, ressaltando a utilização do computador como uma ferramenta didática e pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, principalmente como um instrumento que auxilie os alunos na construção de conhecimentos. A base teórica se alicerça em Papert (1994), Almeida (1996 e 2000) e Fagundes, Maçada e Sato (1999) que discutem a Informática na Educação e o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com a utilização dos recursos tecnológicos para a sua construção. O computador favorece a aplicação de novas abordagens de ensino-aprendizagem e novas estratégias pedagógicas, como a metodologia dos Projetos de Aprendizagem aliada à Informática Educativa que vêm sendo desenvolvidas para promover ambientes de aprendizagens interativos, para que os alunos, especialmente os jovens e adultos, possam utilizar os computadores como uma ferramenta educativa, para construir seus projetos, para a resolução de situações- problemas, promovendo assim a construção de conhecimentos, e por consequência a aprendizagem significativa.
Publicado
2020-09-28
Seção
Artigos