EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DILEMAS E DESAFIOS

Autores

  • Fernanda Larissa Brasilino e Alencar CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP
  • Maria do Socorro Florêncio Henriques CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP

Resumo

Manter a qualidade do ensino superior configura-se como um dos principais objetivos dos sistemas de educação superior.  Entretanto, diante da pandemia de corona vírus que o mundo enfrenta atualmente, estas discussões ganharam mais espaço, sobretudo, quando se trata dos cursos de nível superior presenciais. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral discutir sobre os principais dilemas e desafios da educação superior presencial. De modo mais específico, buscou-se compreender como as atividades remotas contribuem na continuidade do ensino superior; discutir sobre os impactos da pandemia no ensino superior presencial e, por fim, refletir sobre os usos das tecnologias enquanto ferramentas que contribuem na aprendizagem significativa em tempos de isolamento social. Optou-se pela pesquisa qualitativa, documental de viés dedutivo, baseados na literatura vigente. Dessa maneira, depreendeu-se que a compreensão dos dilemas e desafios contribuíram diretamente no fortalecimento da educação superior, na interação professor-aluno e na formação de profissionais para a práxis.

Palavras-chave: Ensino superior. Dilemas. Desafios. Pandemia.

Referências

ALMEIDA, M.E.B. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: ALMEIDA, F. J. (Coord.). Projeto Nave, educação a distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: [s. n.], 2001. p. 79-82.

ARÊAS, A.B.M.; VASCONCELLOS, I.L.B.; RIBEIRO, J.R.P.; OLIVEIRA, S. C. de L.; PEIXOTO, G.T.B. Sequência de Ensino Investigativa - SEI. In : MARCELINO, V.; SILVA, P. G. de S. Metodologias para o ensino: teorias e exemplos de sequências didáticas. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 68-79.

BARUFFI, A.M.Z. O professor do ensino superior: realidade e desafios. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS, v. 2, n. 4, jul./dez, 2000.

BRASIL. Constituição Federal: Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

CAMPOS, V.T.B. Docência no ensino superior brasileiro: representações de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior. 34º Encontro ANPED, 2011. Acesso em: 28 abr. 2020.

CANDAU, V.M. Rumo a uma Nova Didática. Petrópolis: Vozes, 2011.

CORRÊA, G.T. Formação pedagógica no ensino superior: um olhar sobre os mestrados e os doutorados acadêmicos em Saúde Coletiva. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

CUNHA, M. I. da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Rev. Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, 2006.

CUNHA, M. I. da. Trajetória e lugares da formação do docente da educação superior: do compromisso individual à responsabilidade institucional. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 110-128, mai. 2010.

DOWBOR, L. O espaço do conhecimento. In: A revolução tecnológica e os novos paradigmas da sociedade. Belo Horizonte / São Paulo, Oficina de Livros / IPSO, 1994.

FERNANDES, J. et al. Identificação de fatores que influenciam na evasão em um curso superior de ensino à distância. Perspectivas online, 2013.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONSECA, M. da C. dos R.(org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global, 2004.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FURLANETTO, E. C. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2003.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A.C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007

.

GIL, A.C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2010.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1999.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KLEIMAN, A.B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A.B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008. 294 p.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

MORTATTI, M.R.L. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004. 136 p.

NOGUEIRA, A.E.S.; LIMA, U.C. Os professores não licenciados e a docência no ensino superior: uma proposta de curso de formação inicial. In: Colóquio Educacional: Educação e Contemporaneidade, 6, 2012. São Cristóvão- SE. Set, 2012.

PACKER, A.L.; MENEGHINI, R. O SciELO aos 15 anos: raison d'être, avanços e desafios para o futuro. In: PACKER, A.L. et al. (Orgs.). SciELO - 15 anos de acesso aberto: um estudo analítico sobre acesso aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014

RIBEIRO, A. E. do A. Formação para o letramento: contextos, práticas e atores. Rio de Janeiro: Wak Editora. 2014.

RIBEIRO, R.A. Introdução à EaD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

ROWE, D.E.O.; BASTOS, A.V.B.; PINHO, A.P.M. Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do ensinos superior no Brasil. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 20, n. 66, jul./set. 2013.

SOARES, M.A. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004. 287 p.

SOARES, M.A. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011. 123 p.

SOARES, M.A. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 124 p.

SOARES, M.A. Trajetória e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marins, 2010.

SOARES, S.R.; CUNHA, M. I. da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. (Trad. Marcos Bagno). São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. (Trad. de Daniel Grassi). Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos