FORMAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Fernanda Karla Fernandes da Silva Góes, Thereza Sophia Jácome Pires

Resumo


O processo de aprendizagem é o objeto de estudo da Psicopedagogia, onde esta enquanto área de conhecimento busca compreender, entre outras coisas, como o sujeito adquire a leitura e a escrita ao ser inserido no ambiente escolar. Partindo do referencial da psicopedagogia institucional, o presente estudo foca nos apontamentos dos psicopedagogos institucionais. Neste sentido, o artigo ora apresentado trata-se de uma pesquisa de campo, que tem como objetivo geral investigar os métodos de alfabetização conhecidos por esses profissionais. Partindo deste olhar, participaram da pesquisa 5 psicopedagogas institucionais da cidade de João Pessoa-PB. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com sete questões que versam sobre a utilização e percepção dos psicopedagogos para com os métodos de alfabetização. Os resultados indicaram que apesar das psicopedagogas entenderem e reconhecerem a importância dos métodos de ensino para a atuação psicopedagógica institucional, as mesmas não demonstraram domínio sobre estes métodos, pois citaram o construtivismo como um método bem com não souberam identificar os métodos específicos para atender determinadas dificuldades, não levando em conta que cada criança é um ser único em processo de aprendizagem, pois possuem suas individualidades e dessa forma podem necessitar de estratégias específicas e diferenciadas uma das outras para ser alfabetizadas. Por fim, conclui-se que o conhecimento a cerca dos métodos de alfabetização é indispensável para a atuação psicopedagógica no que diz respeito à realização de orientações aos professores visando a execução de adaptações curriculares para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


Revista Campo do Saber

ISSN: 2447-5017

Centro Universitário Uniesp

Rodovia BR 230, Km 14, s/n, Morada Nova. Cabedelo - PB. CEP 58109-303