PRODUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO EM OSTEOLOGIA DO MEMBRO INFERIOR: FACILITANDO O ESTUDO ANATÔMICO

Autores

  • Iago Ramon Nascimento da Silva Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Fabiano Gomes de Amorim Junior Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Luiz Guilherme da Silva Sobral Costa Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Wilson José de Miranda Lima Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

A disciplina de Anatomia Humana é considerada uma das mais extensas e complexas de todos os cursos da área da saúde. Dentre os vários sistemas que formam o corpo humano, o sistema esquelético é um dos mais temidos por apresentar uma grande quantidade de estruturas e que muitas vezes são difíceis de serem visualizadas. Objetivo: Elaborar um modelo didático por meio da pintura em ossos do membro inferior para o uso em monitorias e aulas de anatomia humana. Foram selecionadas três peças do membro inferior do laboratório de anatomia do IESP Faculdades: Osso do quadril, Fêmur, Tíbia, Fíbula e Patela. Na fase de pintura foram usados pincéis e esmalte sintético de diferentes cores e logo após as peças foram envernizadas. Lembrando que antes de fazer a pintura, as regiões foram corretamente identificadas e delimitadas com lápis grafite. A primeira peça foi o osso do quadril, a segundo foi o fêmur, a terceira foi a tíbia, a quarta peça foi a Patela e a última peça foi a fíbula. As peças são uma boa opção para um processo de ensino-aprendizagem eficaz, é o uso de um projeto pedagógico onde é permitido o uso dos meios multissensoriais para cada fase das instruções de ensino. O uso de técnicas anatômicas, como a pintura de ossos do esqueleto humano, mostrar-se viável, levando em conta o custo benefício e aptidão de efetivação do processo.

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Publicado

2019-01-28

Edição

Seção

Artigos